Pular para o conteúdo principal

SEGURANÇA VÍRUS

Criminosos capturam senhas de 45 mil usuários do Facebook

Publicada em 06 de janeiro de 2012 às 08h45


Praga virtual, conhecida como Ramnit, usa documentos do Office e arquivos em HTML ou executáveis do Windows para se disseminar.

Uma praga virtual conhecida como Ramnit está capturando senhas de milhares de usuários do Facebook. Segundo a empresa Seculert, mais de 45000 códigos de acessos de pessoas que usam a popular rede social foram encontrados recentemente em servidores dos criminosos.

Segundo a McAfee, o programa invasor infecta arquivos executáveis do Windows, documentos do Microsoft Office e em formato HTML. Uma vez no computador, ele captura nome de usuário, senhas e cookies (arquivos que registram a navegação na Internet), além de permitir que criminosos enviem comandos para o micro.

De acordo com a Seculert, que encontrou o servidor utilizado pelos crackers (hackers que usam seus conhecimentos para o crime), a maior parte das vítimas que perdeu suas senhas para o Ramnit está em regiões como Reino Unido e França.

Depois de capturar os dados de usuários da rede social, os crackers inserem links nos perfis das vítimas que remetem para o Ramnit, facilitando a disseminação da praga no Facebook.

O Ramnit não é uma ameaça nova. Há casos registrados desde 2010, com algumas alterações no código original, desde então. A empresa de segurança Trusteer estima que mais de 800 mil máquinas já foram contaminadas por ele, só entre setembro e dezembro do ano passado.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2012/01/06/criminosos-capturam-senhas-de-45-mil-usuarios-do-facebook/ 

Comentários