Pesquisa

Carregando...

Postagem em destaque

Agora Você pode Ajudar o Blog "Software Livre Brasília-DF"

terça-feira, 6 de março de 2012

Segurança da Informação no Ambiente Doméstico

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com as fraudes eletrônicas e com a segurança de seus computadores pessoais, porém, esta é uma das grandes ameaças, que é frequentemente esquecida, sendo uma brecha de segurança que existe, principalmente quando os funcionários de uma empresa têm acesso VPN a rede corporativa e permissões para se conectar através da sua rede doméstica, que normalmente utiliza redes wireless. Por essa razão, enumerei algumas recomendações para segurança em redes e computadores na sua casa.

1. Se você estiver usando wireless use com WPA ou WPA2. Além disso, certifique-se de escolher a criptografia AES em vez de TKIP. Sua senha WPA2 deve conter mais do que 20 caracteres. Desligar o DHCP e usar o endereçamento IP estático - Se você tiver apenas uns três ou quatro computadores conectados à rede sem fio, você não precisa de dhcp. Em seguida aconselho habilitar a filtragem de endereço MAC, permitindo que apenas endereços MAC dos seus dispositivos se conectem (Normalmente a documentação dos equipamentos possuem um passo a passo sobre como fazer esta parte). Por último, procure colocar seu equipamento wireless o mais próximo ao centro da sua casa quanto possível,tente ficar longe de portas e janelas, principalmente as próximas da rua.

2. Certifique-se de manter seu sistema operacional atualizado com as últimas correções de segurança, e não se esqueça de outros aplicativos que podem ser executados.

3. Verifique se você tem um software anti-vírus instalado e mantenha as assinaturas atualizadas.

4. Ao fazer compras on-line, fique esperto. Sempre verifique se o endreço (url) que você pensa que está vendo é a url que você deveria estar. Os ataques de phishing são rápidos e usam de pequenos detalhes que os usuários esqueçem.

5. Muito cuidado ao utilizar cartões de crédito. Procure não usar cartões com limites de compra muito alto e SEMPRE verifique a idoniedade da loja que você esta comprando. Caso seja possível, use cartões virtuais e/ou pré-pagos, algumas operadoras já possuem essa facilidade.

6. Seria muito fácil dizer para não usar o facebook, orkut, myspace, etc. Mas como eu sei que a maioria já está usando, vou deixar algumas sugestões. Não aceite os amigos que você não conhece. Muito cuidado ao clicar em links que as pessoas postam em suas atualizações de status, poisestes links podem apontar facilmente para sites maliciosos.

7. Sempre utilize um firewall. O Windows e o Linux já possuem está funcionalidade por padrão, basta habilitá-la.

8. Ative o firewall do seu roteador wireless. Até mesmo os roteadores wireless mais baratos têm pelo menos algumas funcionalidades de firewall.

9. Se você tem filhos, forneça-lhes uma conta de usuário limitada e não compartilhe credenciais de administrador com eles. Além disse, procure por softwares de Controle Paretal, que podem oferecer um controle ainda maior, como horário de navegação, restrição de acesso, etc.

Espero que estas ajudem na proteção de sua rede domestica e lembre-se de sempre manter sua maquina atualizada, uma vez por mês fragmente  e faça uma limpeza de disco em seu computador para mante-lo sempre limpo de lixo e para que os dados fiquem próximos um do outro.

Por: Matsuura

Nenhum comentário:

Postar um comentário