Pular para o conteúdo principal

Sistema Opercional Linux Mint 12


Quem tem o sistema operativo Windows em seu computador está acostumado com suas versões, digo, as conhece. No GNU\Linux não há, necessariamente, "versões" e sim as chamadas distribuições, ou simplesmente distro.


Foto Ilustrativa Retirada do google


Distribuição é um sistema operacional que roda sobre o núcleo GNU\Linux, tecnicamente falando. Um bom exemplo de distribuição, que talvez você já tenha ouvida falar, ou mesmo usado, é o Ubuntu. Distribuição de origem Sul-africana, seu nome significa "Humanidade para todos"

   
Foto Ilustrativa Retirada do google
Se você ler um pouco sobre Linux, mesmo na Wikipédia, perceber-lhe-á  que uma distro é baseada em outra distribuição. Uma distribuição que está em ascensão, inclusive eu a uso, é o Linux Mint, que nada mais é uma cópia (fork) do Ubuntu com melhorias (essa é minha opinião!).

Se é melhor, ou não, é uma questão de gosto, de qualquer maneira é válido experimentá-la, uma vez que você nem precisa fazer alterações em seu computador, isso por que o um Linux Mint, assim como o Ubuntu, funciona também em Live-CD. Isso significa que você pode usar o sistema diretamente o CD-ROM sem fazer quaisquer alterações em seu computador, ou seja, sem alterar seu Windows.

Usar uma distribuição em Live-CD é descomplicado, você simplesmente vai selecionar a unidade de CD-ROM logo após ligar o computador, naquela parte que geralmente aparece uma imagem da fabricante do seu PC.

O Linux Mint é uma distribuição Linux Livre e gratuita, atualmente sua versão é a 12, também chamada de "Lisa", é disponibilizada em ambiante gráfico GNOME (recomendo), KDE e MATE, para arquiteturas de computadores "x86" e "x64". Se seu computador é recente e tem mais de 2GB de memória, baixe a versão x64, caso contrário use x86 (32bit).

Para usar o Linux Mint você vai precisar gravar o arquivo ".iso" em um DVD ou CD, você pode fazer isso usando qualquer programa de gravação decente. Se você preferir pode usar no pen drive também, ai seria um "live-pen-drive" rs, funciona melhor que o live CD, pois é mais rápido para leitura. Se deseja o Linux Mint no pendrive, use o programa UNetBootIN para copiar o arquivo ".iso" que você baixou para o pen drive. 

Download do Linux Mint 12:http://linuxmint.com/

Facebook:https://www.facebook.com/LinuxMintBrasilia

Boa Sorte!!! 

Por: Matsuura
 

Comentários