Pular para o conteúdo principal

FLISOL-DF 2012

No ultimo sábado dia 28 de Abril de 2012, estive presente no maior evento de Software Livre - SL de Brasília o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISOL  onde teve a presença do Governo Federal na pessoa do Sr. Corinto Meffe representante do portal do Software Publico (www.softwarepublico.gov.br) onde tive a oportunidade de conversa com ele e com o Porfessor Ronald Costa Coordenador do FLISOL-DF.

Este ano o FLISOL aconteceu na Universidade Anhaguera - FACNET, localizado no Taguatinga Shopping onde teve varias oficinas, mini cursos, palestras, sala de jogos, onde podemos destacar a presença do SEBRAE e da EDUCATUX (um método educacional que foi concebido com a finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre) mais uma opção tendo em vista já o Linux Educacional do PROINFO orgão ligado ao MEC, onde temos nos laboratórios de informáticas em algumas escolas do DF. Teve a presença do Banco do Brasil-BB, falando de como foi a migração e a implementação do Software Livre em todas as suas agencias e terminais dos caixas eletrônicos que utilizam o GNU/Linux e da segurança da informação de seus clientes onde dificulta que os Hackers invadam os dados e utilizem essas informações para fins criminosos, segurança que software proprietários que são fáceis de serem invadidos pelos Hackers, o BB também divulgaram o projeto Tucunaré onde podem obter mais informações pelo site do software publico.

Este ano o SEBRAE esteve presente falando de empreendedorismo soluções de mercado com o uso do software livre, e do Desafio Sebrae onde a inscrição vai ate o dia 18 de maio. Podem se inscrever estudantes universitários do país inteiro e de todos os cursos. Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais.

São equipes compostas de duas a cinco pessoas. Cada grupo tem direito a um professor orientador escolhido pelos próprios alunos. Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A grande campeã nacional fará também uma viagem a um centro de empreendedorismo no exterior, com participação do professor orientador da equipe. Para se inscrever é preciso pagar uma taxa de R$ 50 por equipe e o registro pode ser realizado no site do Desafio Sebrae (www.desafio.sebrae.com.br). 

“O Desafio Sebrae é uma experiência de aprendizagem fantástica, pois além dos participantes aprenderem sobre empreendedorismo e gestão de empresa de forma lúdica e divertida, a equipe vencedora tem a oportunidade de adquirir novos conhecimentos em uma viagem internacional”, explica Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae. 

Organize a sua equipe para participar do“Desafio SEBRAE” monte sua equipe e mostre a força do SL no Distrito Federal.

Comentários