Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Novo Protocolo de Internet IPv6 é Lançado Oficialmente nesta Quarta

Dia Mundial de Lançamento do IPv6 foi
realizado nesta quarta (6) (Foto: Divulgação)
O novo protocolo de internet IPv6, que permitirá a criação de trilhões de novos endereços de internet, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (6).

Várias empresas já começaram a usar o IPv6, feito para substituir o protocolo IPv4, que tem 4,3 bilhões de endereços disponíveis e foi concebido no início da internet.

O novo sistema foi proposto em 1996 para resolver o problema da falta de endereços IP (números únicos associados a computadores conectados) na internet. Cada dispositivo habilitado para se conectar à web, como tablets, computadores e smartphones, precisa do seu próprio endereço IP.

O NIC.br, do Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI.br), recomenda que todos os sites brasileiros, incluindo de comércio eletrônico, bancos, governo, institucionais, blogs, além de servidores de e-mail e outros serviços, tenham o IPv6 ativado até janeiro de 2013.

Segundo especialistas ouvidos pela “BBC”, os usuários não devem notar nenhuma diferença no uso da internet. Conforme o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Dia Mundial de Lançamento do IPv6, evento especial realizado pela Sociedade da Internet nesta quarta (6), tenta ativar o padrão de forma definitiva.

Entre as empresas que devem participar do lançamento mundial estão provedores de conteúdo, como Google, Facebook e Yahoo, provedores de acesso, como Comcast e AT&T, dos EUA, e fabricantes de equipamentos de redes, como Cisco e D-Link.

No IPv4, os números de IP associados a cada computador mudavam devido ao reaproveitamento dos endereços, que são finitos. A previsão é que, no IPv6, os endereços sejam fixos, porque há números em abundância.

Comentários