Pesquisa

Carregando...

Postagem em destaque

Agora Você pode Ajudar o Blog "Software Livre Brasília-DF"

domingo, 1 de julho de 2012

União Livre - Linux Software Livre

Há um movimento na Internet que busca unir os desenvolvedores das distribuições Linux no Brasil e afins, em torno de uma única ideia: criar um sistema operacional na plataforma Linux que tenha condições de sobreviver à descontinuidade este grupo é a União Livre Linux.

Descontinuidade, nada mais é que o encerramento da elaboração e atualização de um sistema operacional Linux. O que vem acontecendo atualmente. Um dos casos mais conhecidos por nós é a distribuição do Kurumin, que foi desenvolvida por Carlos Eduardo Morimoto. Vejam a entrevista é antiga, porém muito boa do Morimoto, qualificando o software livre e utilizando como exemplo o Kurumin: 



Observo que uma característica muito comum dessas distribuições é serem mantidas apenas por um ou três colaboradores, já que não é qualquer um que domina o conhecimento da arte de programar. Por isso, a descontinuidade, pois há necessidade de se ter muitas pessoas envolvidas no processo de construção do software, para que na ausência de um, muitos continuem. 

O problema está em conscientizar e gerar conteúdo de convencimento daqueles que desenvolvem distribuições Linux no Brasil. São muitas e pequenas distribuições em desenvolvimento espalhadas pelo nosso território nacional. Há alguns anos faço uso de distribuições Linux, chegando a ter testado distribuições, fora os live cds. 

Se não me engano comecei a usar o Ubuntu 8.04 e hoje uso o Linux Mint e tenho pensado em migrar para uma distribuição brasileira como BigLinux. No entanto, percebo que o sistema operacional Windows recebe uma atenção especial dos fabricantes de placas mães e outras, no desenvolvimento de drivers próprios para esse sistema. Isso por que ele é comercial. No entanto, o Linux apesar de não possuir o apoio dos fabricantes de placas e acessórios, vem ganhando espaço e apoio na mídia e dos usuários, visto a qualidade do conteúdo do sistema operacional. 

A sua operacionalidade e estabilidade, aliada a sua fácil funcionalidade, tem obtido apoio até de uns poucos fabricantes de drivers como a NVIDIA. Porém, ainda é muito tímido esse apoio. Acredito que com o passar do tempo isso se modifique. Se nos uníssemos em torno de um único sistema operacional livre, ele conseguiria atingir em pouco tempo esse objetivo, que é conseguir o apoio dos fabricantes de software em relação aos drivers para Linux, ao ponto de quando formos a uma loja para comprarmos um placa mãe para instalar o nosso Linux e, juntamente com ela vir um CD/DVD para a instalação dos drivers da placa,em extensão .deb. Essa conquista se dará no consequente e inevitável retorno do empenho de todos em torno de uma única ideia. 

Quando um simples usuário ou uma pequena empresa conhecer apenas um único sistema operacional Linux brasileiro, com uma logística de suporte adequada às suas necessidades e de fácil instalação pelo leigo, como é atualmente a plataforma Windows, ficará claro o sucesso da obra.  Não é sonho é realidade. O que precisamos é nos unir em torno dessa ideia. Para isso, convido os amigos que possuem compromisso com o software livre a assinar digitalmente o abaixo assinado que o nosso amigo Bruno Gonçalves, desenvolvedor do Big Linux nos convida a participar. * * * Petição Pública * * * Site União Livre

Link da Comunidade União Livre Linux no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário