Pular para o conteúdo principal

Cômite Gestor de Internet do Brasil Troca porta 25 pela 587


O Brasil que está entre os países quem mais enviam spam no mundo, algum tempo vem tomando algumas medidas de segurança no envio de e-mail, o Cômite Gestor da Internet no Brasil anunciou uma nova regra que pego e vem pegando muita gente de surpresa, onde as operadoras brasileiras bloquearam a porta 25 as 00:00hs do dia 01 de janeiro de 2013. A porta 25 que, era padrão, era usada por Crackers (termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética), criminosos que atuam na intenet.

A operação funcionava da seguinte maneira: o Cracker invadia e escravizava o computador do usuári, passando a enviar e-mails indesejados para o mundo todo: anúncios de remédios, propaganda em geral e até sites de pornografia. O usuário tinha o seu computador usado indevidamente e ainda pagava o custo da operação.

O usuário estava tendo a internet dele lenta, sem saber, porque estava disparando e-mails sem ter conhecimento”, afirma Eduardo Parajo, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Para evitar essa fraude, o Comitê Gestor de Internet do Brasil coordenou a troca da porta 25 por outra mais segura, a 587. Os provedores já fizeram a mudança em seus programas. Portanto, quem acessa e-mails por meio dos sites como o Gmail, Terra, UOL e Hotmail não precisa fazer nada.

Aqueles que usam aplicativos de e-mails instalados no computador, como Outlook ou Thunderbird, principalmente versões antigas, eventualmente terão de fazer a mudança. No caso do Outlook Express, é preciso entrar em “ferramentas”, clicar em “contas” e, depois, em “propriedades”. Abrir “avançado” e fazer a troca da porta de saída 25 pela 587. Se tiver dificuldade, consulte o provedor.

Comentários