Pular para o conteúdo principal

Conheça 10 Motivos para Você Usar o GNU\Linux



O GNU\Linux ou simplesmente Linux é um sistema operacional gratuito, criado a partir de um programa base (núcleo ou kernel) criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês. Hoje o Linux é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente.

Conheça algumas de suas vantagens

Embora conhecido do público, o GNU\Linux traz inúmeras vantagens em relação a seus competidores:

1 - Não trava: O Linux é conhecido como um sistema operacional confiável. Computadores pessoais, celulares, smartphones e alguns PDAs já rodam Linux sem grandes sustos.

2 - Vírus: A maneira como é ou foi programado, a disseminação dos vírus no ambiente Linux não é fácil. Sendo assim, mesmo que possível, um vírus no Linux não faz tanto sucesso, ou seja, não se dissemina.

3 - Independência do Hardware: Linux foi desenhado e escrito para ser facilmente adaptável com diferentes arquiteturas de hardware. Isso é uma grande vantagem, pois o Linux é sempre mais disponível para tecnologias de ponta, como novos processadores por exemplo.

4 - Liberdade de decisão: no mundo Linux você pode escolher diversas soluções para cada necessidade. São vários processadores de textos, todos gratuitos, inúmeros players de mídia e programas gráficos. 

5 - Padrões: o Linux por si mesmo e muitas aplicações seguem os padrões Open Source. Isso significa que uma atualização num sistema não tornará obsoleto outros sistemas.

6 - Aplicações: cada distribuição do Linux vem com centenas e provavelmente milhares de aplicações incluídas. Qualquer tipo de software que se necessite, como gerenciador de e-mails, IMs, ferramentas de backup, desenho gráfico, software para programação etc, seguramente estará incluído em uma distribuição Linux.

7 - Inter-operabilidade: totalmente adaptado à era da Internet, o Linux tem softwares para poder se conectar com inúmeras configurações de rede, como Apple e Novell’s Netware. NFS, a tecnologia de networking desenvolvida pelo UNIX também esta incluída no sistema.

8 - A comunidade: um de seus grandes diferenciais, pois reúne pessoas do mundo todo com vontade de ajudar, aprimorar e desenvolver aplicações. As dúvidas dos novos usuários são prontamente respondidas nos milhares de fóruns espalhados pela internet.  Com o Linux, você não está só!

9 - Não importa quão potente seja seu processador: devido ao Linux ter sido desenvolvido com contribuições de uma comunidade muito diversa, este tende a ser mais prudente no uso dos recursos do sistema. Podemos instalar algumas distribuições do Linux em equipamentos praticamente obsoletos sem problema, inclusive em um 486.

10 - Linux é 100% configurável: o Linux foi criado para ser um sistema multiusuário. Assim, cada item pode ser totalmente adaptado aos gostos de cada um, incluindo aí o aspecto do "desktop", os ícones, programas que devem iniciar automaticamente, idioma etc.

Comentários

  1. Esse deve ser os 10 melhores, pois se fosse para eu citar seria mais de 30 motivos para usar o linux. HUAHUAHUHAUHUAHA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os motivos são inúmeros, mas como vc mesmo disse: "Esse deve ser os 10 melhores".

      Excluir

Postar um comentário