Pular para o conteúdo principal

LibreOffice para Android já está disponível em versão pré-alfa

Projeto do pacote de editor de documentos está avançando e já pode ser testado.

Os “pacotes para escritório” (como o Office, por exemplo), são os aplicativos menos abundantes no sistema Android. O que é bastante compreensível tendo em vista que, até relativamente pouco tempo atrás, smartphones e tablets não tinham tantas polegadas em suas telas como hoje em dia e, portanto, eram pouco utilizados para editar textos e produzir planilhas. 

Na verdade, ainda não há um aplicativo realmente preciso para a edição de documentos de trabalho, tabelas e apresentações em um pacote completo para dispositivos móveis. O LibreOffice, desenvolvido no sistema open source, pode ser um bom caminho a seguir.

Mencionado como uma das alternativas mais populares do tipo, o LibreOffice está sendo preparado para desembarcar no Android. O projeto está bem avançado, um primeiro teste desse processo (que está há quase um ano e meio em desenvolvimento) veio a público e já pode ser testado em sua versão inicial, LibreOffice versão pré-alfa.

É claro que a versão ainda é muito jovem e, provavelmente, instável e cheia de bugs e erros. No entanto, já dá para ter uma ideia de para onde está caminhando o processo de desenvolvimento do aplicativo, principalmente no quesito edição de documentos. Ainda há muito trabalho pela frente, mas a novidade certamente promete.

Se você é impaciente e quer testar logo, clique aqui.

Mas lembre-se, é uma versão pré-alfa, arme-se de paciência e se prepare para alguns erros e fechamentos forçados. 

Comentários