Minha foto
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

LibreOffice para Android já está disponível em versão pré-alfa

Projeto do pacote de editor de documentos está avançando e já pode ser testado.

Os “pacotes para escritório” (como o Office, por exemplo), são os aplicativos menos abundantes no sistema Android. O que é bastante compreensível tendo em vista que, até relativamente pouco tempo atrás, smartphones e tablets não tinham tantas polegadas em suas telas como hoje em dia e, portanto, eram pouco utilizados para editar textos e produzir planilhas. 

Na verdade, ainda não há um aplicativo realmente preciso para a edição de documentos de trabalho, tabelas e apresentações em um pacote completo para dispositivos móveis. O LibreOffice, desenvolvido no sistema open source, pode ser um bom caminho a seguir.

Mencionado como uma das alternativas mais populares do tipo, o LibreOffice está sendo preparado para desembarcar no Android. O projeto está bem avançado, um primeiro teste desse processo (que está há quase um ano e meio em desenvolvimento) veio a público e já pode ser testado em sua versão inicial, LibreOffice versão pré-alfa.

É claro que a versão ainda é muito jovem e, provavelmente, instável e cheia de bugs e erros. No entanto, já dá para ter uma ideia de para onde está caminhando o processo de desenvolvimento do aplicativo, principalmente no quesito edição de documentos. Ainda há muito trabalho pela frente, mas a novidade certamente promete.

Se você é impaciente e quer testar logo, clique aqui.

Mas lembre-se, é uma versão pré-alfa, arme-se de paciência e se prepare para alguns erros e fechamentos forçados. 

Comentários