Pular para o conteúdo principal

Recuperando o grub (boot) do Ubuntu e outras distribuições GNU/Linux após instalar o Windows

Muitas pessoas usam o Linux em dual boot com o Windows, seja para usar os games ou para trabalho, como no meu caso (Gestor em Segurança da Informação) enfim, é normal no windows haver a formatação esporádica diria que quase que mensal já que o sistema é um mar de bugs infinitos, enquanto nosso querido linux só é trocado para testar ou migrar para outra distro ou para uma atualização radical (ex do Ubuntu 10.04 para o 13.04).
Sendo assim, o sistema do tio bill é um tanto egoísta hehehe e costuma levar o grub junto quando é instalado novamente, ou seja você fica trancado do lado de fora do seu amado linux, tendo apenas as janelinhas do tio bill como sistema rsrs. Por isso hoje vou trazer a vocês uma dica muito legal, que permitira você concertar o grub, e ter seu dual boot novamente, e claro deixar o windows de escanteio como sempre hahaha.

Requisitos

  • Uma live CD/DVD ou um pendrive bootavel do Ubuntu (qualquer versão) ou de algum derivado dele.
  • Mudar a bios do pc para bootar pelo CD/DVD ou USB, pode também usar a tecla de boot da bios geralmente F11 ou F8 nos modelos ASUS ou GIGABYTE.

Executando os passos

  1. No Windows, insira o CD/DVD de instalação do Ubuntu na unidade de CD/DVD e reinicie a máquina.;
  2. Quando aparecer o menu de boot do CD/DVD, escolha a opção “Experimentar o Ubuntu”;
  3. Depois que o computador inicializar o Ubuntu completamente, clique em “Aplicativos > Acessórios > Terminal” ou tecla de atalho CTRL+ALT+T;
  4. Quando a tela do terminal abrir, digite o seguinte código:
    • sudo fdisk -l
  5. Esse comando mostrará todas as partições existentes no seu computador. Encontre a partição que contém o Ubuntu ou derivado, normalmente exibida como partição “Linux”;
  6. Sabendo em qual a partição está o Linux, digite:
    • sudo mount /dev/nomedaparticao /mnt
  7. Em ‘nomedaparticao’, digite o nome da partição que está com o Linux instalado. Por exemplo:
    • sudo mount /dev/sda3 /mnt
  8. Com a partição já montada, digite:
    • sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
Pronto seu grub está de volta e agora pode selecionar os sistemas normalmente, como era antes, espero ter ajudado, qualquer duvida é só comenta-la, uma boa quarta a todos e forte abraço.

Matéria veiculada no Portal TIC

Comentários