Pular para o conteúdo principal

Criogênico On-Chip Resfriamento Reduz a Potência 10X e Traz Temperaturas Abaixo de -228C

Uma equipe do Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia da Universidade do Texas em Arlington, publicaram um artigo muito interessante na revista de renome mundial, Nature . A equipe criou com sucesso um chip que resfria-se até -228C à temperatura ambiente. Sem nitrogênio líquido ou hélio foi usado ou qualquer tipo de medida de resfriamento externo.

Isso funciona através da construção de poços quânticos dentro do próprio chip. Estes poços funcionam como filtros que só permitem que os elétrons extremamente legais para passar por eles. Isto significa que os engenheiros podem construir transistores que operam sob temperaturas excepcionalmente baixas. Poços quânticos podem ser resumidas como pequenas lacunas entre dois semicondutores, silício neste caso. Somente os elétrons com características muito específicas teria atingido este filtro e passar por ele enquanto todos os outros elétrons saltam de volta.

"Nós somos os primeiros a eficácia legal elétrons à temperatura ambiente. Os pesquisadores fizeram refrigeração eletrônica de antes, mas somente quando o dispositivo inteiro está imerso em um banho de arrefecimento extremamente frio ", disse Seong Jin Koh que liderou o esforço de pesquisa.

Fonte: WCCF TECH

Comentários