Pular para o conteúdo principal

Saiba Desativar a Aceleraçãodo Mouse no GNU/Linux

Alguns ambientes de trabalho não fornecem uma maneira de alterar a aceleração do mouse (GNOME e Unity por exemplo), e até mesmo para aqueles que o fazem (como Cinnamon), você não pode transformá-lo completamente. Veja como desativar completamente a aceleração do mouse no Linux (para Xorg). 

Desativar a aceleração do mouse é útil para jogos FPS. aceleração do mouse faz com que o movimento do ponteiro depende da velocidade com que você mover o mouse, acelerando como você movê-lo mais rápido. Então, movendo o mouse sobre a mesma distância pode ter resultados diferentes, com base na velocidade de movimento. Em jogos FPS, isso pode fazer com o objetivo difícil.

Para aceleração desativar completamente o mouse, crie um arquivo chamado "50-mouse-acceleration.conf" em xorg.conf.d. O caminho para xorg.conf.d pode variar dependendo da distribuição Linux que utiliza. Por exemplo, no Ubuntu, Linux Mint, e seus derivados, é /usr/share/X11/xorg.conf.d/. Em Arch Linux, é etc/X11/xorg.conf.d/. 

Para abrir um arquivo de 50-mouse-acceleration.conf vazio no /usr/share/X11/xorg.conf.d/  com Nano (editor de texto linha de comando; instalado por padrão na maioria das distribuições Linux), use o seguinte comando:

$ sudo nano /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-mouse-acceleration.conf 

E neste arquivo, cole o seguinte código:

Section "InputClass"
    Identifier "My Mouse"
    MatchIsPointer "yes"
    Option "AccelerationProfile" "-1"
    Option "AccelerationScheme" "none"
    Option "AccelSpeed" "-1"
EndSection


Em seguida, salve o arquivo (para salvar o arquivo no Nano, use Ctrl + O, em seguida, pressione Enter; para sair, use Ctrl + x). Note que a seção só precisa de um identificador, mas o nome real não importa, para que você não tem que substituir "Meu Mouse" com qualquer coisa. 

Assim que estiver pronto, reinicie a sessão (o logout / login).

Comentários

Postar um comentário