Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o LibreOffice 7.1


Berlim, 3 de fevereiro de 2021 – LibreOffice 7.1 Community, a versão apoiada por voluntários do melhor pacote de escritório de código aberto de desktop, está disponível em https://www.libreoffice.org/download . O rótulo Community sublinha o fato de que o software não é direcionado a empresas, e não é otimizado para serviços de suporte.

Novos recursos do LibreOffice 7.1 Community

Os novos recursos do LibreOffice 7.1 Community foram desenvolvidos por um grande número de colaboradores de código: 73% dos commits são de desenvolvedores empregados por empresas que fazem parte do Conselho Consultivo – Collabora, Red Hat e CIB / Allotropia – para atender seus clientes empresariais, além de outras organizações (incluindo TDF), e 27% são de voluntários individuais.

GERAL

  • Uma nova caixa de diálogo para selecionar o tipo de interface do usuário, com o objetivo de escolher a melhor interface de usuário logo no primeiro uso do novo software
  • Melhora na pesquisa para encontrar o melhor tamanho de papel para um documento impresso
  • Mostra todos os arquivos suportados ao adicionar uma nova extensão no Gerenciador de extensões
  • Visualização de impressão atualizada de forma assíncrona, para não bloquear a interface de usuário ao ajustar as configurações na caixa de diálogo de Impressão
  • Caixa de diálogo de Adições: para pesquisar, obter e instalar extensões com um simples clique

WRITER

  • Um novo Inspetor de estilos para exibir os atributos do parágrafo e estilos de caracteres e de propriedades formatadas manualmente (formatação direta)
  • A âncora padrão para imagens recém-adicionadas pode ser definida nas opções usando Ferramentas ▸ Opções ▸ LibreOffice Writer
  • Capacidade para detectar caracteres Unicode, mesmo que a arquivo de texto importado não tem a BOM (Marca de Ordem de Byte)
  • Melhoria significativa da velocidade das operações de localização / substituição

CALC

  • Adicionada uma opção para gerenciar a operação de colar com a tecla Enter, que pode ser ativada ou desativada nas opções em Ferramentas ▸ Opções ▸ LibreOffice Calc ▸ Geral
  • Adicionada opção para selecionar os itens na janela do Autofiltro clicando na linha Todos os itens, além da caixa de seleção
  • Melhoria significativa de velocidade do Autofiltro e das operações de localizar / substituir

IMPRESS E DRAW

  • Possibilidade de adicionar assinaturas visíveis para arquivos PDF existentes no Draw
  • Possibilidade de alterar animações para vários objetos ao mesmo tempo no Impress
  • Adição de botões de “Pausar / Retomar” e “Sair” para a tela do apresentador
  • Adição de sombras suaves desfocadas mais realistas para objetos
  • Novos recursos de animação baseados em movimentos realísticos e novas predefinições de efeitos de animação que os utilizam,

MACROS

  • Bibliotecas ScriptForge: uma nova coleção extensível e robusta de macros para o LibreOffice a ser invocado a partir de scripts do usuário Basic ou Python

Um vídeo resumindo as principais novidades do LibreOffice 7. 1 Community está disponível:

 

LibreOffice, a melhor ferramenta para interoperabilidade


O LibreOffice 7.1 Community adiciona várias melhorias de interoperabilidade com arquivos DOCX / XLSX / PPTX: melhorias nas tabelas do Writer (melhor importação / exportação, gestão de funções de tabelas, e melhor suporte para controle de alterações em tabelas flutuantes); melhor gestão de campos calculados em cache no Writer; suporte para espaçamento abaixo do cabeçalho último parágrafo em arquivos DOC / DOCX e melhorias de SmartArt ao importar arquivos PPTX.

O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade na área de suíte de escritório, começando do suporte nativo para o Formato OpenDocument (ODF) – com melhores recursos de segurança e interoperabilidade en relação a formatos proprietários – com suporte aprimorado para arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, o LibreOffice inclui filtros para muitos formatos de documentos legados e, como tal, é a melhor ferramenta de interoperabilidade do mercado. 

Notas de versão: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/7.1 

Para instalar o LibreOffice 7.1.0 siga os passos abaixo, lembrando que não é recomendado a instalação deste versão em ambientes corporativos. 

O LibreOffice 7.0.3 pode ser baixado imediatamente da página:https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/ 

Antes de instalar a versão 7.1.0 remova a versão atual pelo comando:

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:
# sudo apt-get remove --purge libreoffice*.*


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads".  
 
Para Instalar o LibreOffice 7.1.0 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.1.0.3_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.1.0.3_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb



Para Instalar o LibreOffice 7.1.0 sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.1.0.3_Linux_x86-64_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb


Para instalar o pacote em Português:

$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_7.1.0.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb




Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice instalado no Ubuntu remova e após a instalação do LibreOffice 7.0, caso ele não apareça reinicie a máquina.

Comentários

  1. Muito bem... sempre que há uma atualização do querido LO, utilizo as instruções de instalação do querido mestre Matsuura. Melhor explicado que essa... Não há.
    Muito grato Mestre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário