O Firefox 147 apresenta melhorias significativas, como um desempenho mais rápido, segurança aprimorada e suporte expandido para hardware. A nova versão permite uma navegação mais eficaz e fluida, com uma interface intuitiva. O download e a instalação do Firefox 147 são processos simples, acessíveis a todos os tipos de usuários. Melhore sua experiência online, aproveitando todas as funcionalidades que o Firefox 147 oferece ao otimizar sua navegação na internet.
O Firefox 147 chegou com uma série de melhorias e novidades que prometem transformar a experiência de navegação. Quer saber mais sobre o que há de novo? Leia a seguir!
Novos recursos do Firefox 147
- O suporte ao WebGPU agora está habilitado para dispositivos com processadores Apple Silicon em todas as versões suportadas do macOS.
- O Firefox agora suporta dicionários de compressão, um padrão já adotado por vários sites principais que podem reduzir significativamente os dados transferidos ao carregar uma página, resultando em tempos de carregamento mais rápidos, especialmente em situações limitadas à largura de banda.
- O desempenho de reprodução de vídeo em sistemas com GPUs AMD foi melhorado ao permitir a reprodução livre de cópia para vídeo decodificado de hardware quando disponível, alcançando paridade com as GPUs Intel e NVIDIA.
- O Firefox agora suporta o protocolo Safe Browsing V5 e está migrando do Safe Browsing V4 para o modo de lista local do protocolo Safe Browsing V5.
- Usuários com Proteção de Rastreamento Aprimorada definida como Rigorosa terão restrições de acesso à rede local ativadas por padrão, e o Firefox agora exigirá explicitamente permitir que sites públicos acessem recursos de rede locais.
- O Firefox agora permite que você personalize atalhos de teclado para substituir combinações difíceis de digitar ou lembrar, eliminar conflitos com outros softwares e criar um conjunto personalizado, acessível como um recurso experimental de about:keyboard.
- O Firefox agora suporta a especificação Freedesktop.org XDG Base Directory.
- A janela do jogador Picture-in-Picture pode abrir opcionalmente automaticamente para um vídeo reproduzido em uma guia quando essa guia se move para o plano de fundo.
- O Firefox agora usa os mesmos valores de qualidade nos cabeçalhos Accept-Language que outros navegadores principais, ajustando as preferências de idioma para melhorar a compatibilidade com alguns servidores.
- Compatibilidade com a API de Navegação foi adicionada, o que permite iniciar, interceptar e gerenciar ações de navegação do navegador e resolver as limitações de mecanismos anteriores.
- A biblioteca da UTI do Unicode foi atualizada para a versão 78, incorporando suporte para o Unicode 17 e novos idiomas.
- Os módulos ES agora são suportados em trabalhadores de serviços, alinhando o Firefox com outros navegadores importantes e melhorando a compatibilidade com aplicativos da Web modernos.
- O suporte para scripts de módulo CSS foi adicionado, permitindo a importação de folhas de estilo usando o sistema de módulos JavaScript e atributos de importação.
- As propriedades CSS contra-* e aspas agora são suportadas pelo ::marker pseudo-element.
- CompressionStream e DecompressionStream agora suportam o formato Brotli.
- O Firefox agora suporta o seletor de tipo :active-view-transition e as alterações associadas à API View Transitions.
- O Firefox agora expõe a transição de visualização ativa do documento usando a propriedade Document.activeViewTransition.
- O suporte para o posicionamento de âncora CSS foi adicionado, permitindo que você vincule elementos e defina seu tamanho e posição em relação às suas âncoras.
- O Firefox agora suporta cabeçalhos de acesso de armazenamento, permitindo que os servidores habilitem cookies não particionados por meio de cabeçalhos HTTP se o acesso ao armazenamento for concedido anteriormente.
- As unidades CSS em relação ao root font rcap, rch, rex e ric foram implementadas.
- As transições de exibição agora exibem seus pseudo-elementos no painel Elementos e as animações associadas no painel Animações.
- No posicionamento de âncora, elementos com um nome de âncora válido exibem um emblema de âncora na exibição Elementos e as regras CSS correspondentes são mostrados no painel Regras.
- O visualizador JSON agora inclui um botão para importar o recurso para o Firefox Profiler e obter uma análise de seu tamanho.
- Agora você pode adicionar e editar seletores de pseudo-elementos no painel de regras CSS.
- Corrigido um problema que impedia alguns usuários do Windows de selecionar uma guia quando o cursor estava na parte superior da tela e a janela do Firefox era maximizada.
- Um bug foi corrigido que causou solicitações HTTP/3 com cabeçalhos não-UTF-8 para tempo limite ou reverter para HTTP/2.
- Um botão arrastável agora pode ser arrastado se a ação for iniciada a partir do próprio botão.
- Para usuários do GNOME Mutter no Linux, os tamanhos de janela e superfície de renderização foram atualizados para ajustar a grade de pixel real e fornecer renderização nítida em monitores escaláveis fracionalmente.
Para saber mais acesse o link:https://www.firefox.com/en-US/firefox/147.0/releasenotes/ Para baixar clique no link:https://www.firefox.com/pt-BR/

Comentários
Postar um comentário