Abaixo os 12 comandos Linux mais usados:
$pwd
Você está trabalhando no lugar certo? Este comando é usado para descobrir o diretório no qual seu terminal está trabalhando. Necessário ao executar um novo programa.
$su
Quando você precisar mudar para superusuário (administrador), ele permitirá que você execute comandos.
$ sudo <command>
Você precisa adicionar usuários ou grupos? É um comando especial do Linux para adicionar usuários (sudo useradd <username>) ou remover usuários (sudo userdel <username>). Para adicionar grupos (sudo groupadd <groupname>) ou remover grupos (sudo groupdel <groupname>) e você pode usá-lo para adicionar usuários a um determinado grupo (sudo usermod -g <groupname> <username>).
$ mv
Você precisa mover arquivos? Este é um comando que permitirá mover arquivos e diretórios de um lugar para outro. Apenas lembre-se de que executar o comando removerá imediatamente o arquivo ou diretório de onde veio. Use $ mv <flag> {filename} /pathname/ para executar tal ação.
$ clear
Seu terminal está saturado? Digite este comando ou pressione Ctrl + L para limpar sua tela. Não se preocupe, seu trabalho não será redefinido, apenas ocultará o que você tem atualmente na tela.
$ cat <flag> {filename}
Um dos comandos do Linux mais utilizados, é usado para ler, modificar ou concatenar os arquivos de texto presentes no diretório.
$ cd
Se você deseja alterar o diretório de trabalho, use cd ~ para mudar para o diretório pai, use cd / para ir para o diretório raiz.
$ sort
Se você deseja classificar seus arquivos ou diretórios, use sort -r para classificar em sentido inverso e use sort -n se desejar que os resultados sejam exibidos em ordem numérica. O comando inteiro deve se parecer com $ sort <flag> {filename}.
$ rmdir
Use rmdir –p para remover diretórios pai e filho, use rmdir –pv se quiser remover subdiretórios. Em geral, só permitirá apagá-los se estiverem vazios. O comando deve ficar assim $ rmdir <flag> {directoryname}.
$ chmod
Você precisa adicionar permissões aos arquivos? É um dos comandos mais complexos para usar em diretórios, pois permite adicionar ou remover o acesso aos arquivos. Use o comando $ chmod <permissões de usuário,grupo,outros> {nome do arquivo}. Use o número 0 se quiser deixar o arquivo sem permissão. O número 1 para executar, 2 para escrever, 3 para escrever e executar, 4 para ler, 5 para ler e executar, 6 para ler e escrever, 7 para ler, escrever e executar.
$ tar
Ele irá compactar seus arquivos para o formato .tar. Para isso, use a sintaxe $ tar –cvf tar-filename source-folder-name. Para descompactar arquivos que estão no formato .tar use a sintaxe $ tar –xvf tar-file-name
$ grep
Não consegue encontrar um arquivo específico? Use $ grep <flag or element_to_search> {filename} para encontrá-lo escondido em diferentes diretórios. Use –i para não diferenciar maiúsculas de minúsculas, -n para encontrar correspondências e o número da linha onde ela é encontrada.
Comentários
Postar um comentário