Pesquisa

Carregando...

Postagem em destaque

FLISOL 2017

domingo, 11 de novembro de 2012

Como recuperar um sistema danificado!

Escrito por Emanuel Negromonte

 

 

Eu costumo dizer que linux não dá problema sozinho, normalmente é o usuário que tem o hábito que querer sempre aprender e faz coisas que mais ou menos acha que sabe e acaba destruindo tudo. Vou ensinar alguns passos abaixo que pode ajudar você a resolver estes problemas, o que vamos fazer é iniciar o sistema via partição existente para que possamos executar comandos.

Basicamente vamos precisar de qualquer distribuição live, escolha um que não seja pesada, até porque comando de terminal é igual para todas elas. Vamos iniciar a partição raiz do sistema já instalado e fazer com que consigamos abrir um terminal e assim instalar ou remover aquilo que foi danificado. Escolha seu linux live e faça o boot seja via pendrive ou cd/dvd:

A primeira coisa que temos que fazer é saber se o erro está no sistema de arquivos, então rode o seguinte comando, eu particularmente nestes casos prefiro rodar comandos como root:

# fdisk -l

Agora vamos visualizar as partições que temos nos sistemas, as montadas e as não montadas devem ser visualizadas, escolha o comando que você mais gosta para fazer isso, existem vários comandos e eu vou citar alguns:

# /sbin/fdisk -l

ou

# cat /proc/partitions

ou

# fdisk -l /dev/sda

Enfim, existem vários comando para ver as partições inclusive na própria distribuição que você rodar o live você pode abrir o gerenciador de partições que as vezes pode ser o  gparted ou outros.

Agora vamos montar as partições:

# mkdir -p /media/linux

# mount /dev/sda1 /media/linux

# mount --bind /dev /media/linux/dev

# mount --bind /proc /media/linux/proc

# mount --bind /sys /media/linux/sys

# chroot /media/linux

Você poderá usar o nome que quiser para identificar a sua partição no meu caso usei "linux" que destaquei de vermelho. Abaixo você vai rodar os comandos que precisar e todos serão atribuídos a instalação que foi feita em seu HD e não a distribuição live que está rodando, afinal de conta montamos as partições da instalação atual e demos todos os comandos de permissões. Execute os comandos que precisar que serão processados na distribuição instalada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário