Pular para o conteúdo principal

Como recuperar um sistema danificado!

Escrito por Emanuel Negromonte

 

 

Eu costumo dizer que linux não dá problema sozinho, normalmente é o usuário que tem o hábito que querer sempre aprender e faz coisas que mais ou menos acha que sabe e acaba destruindo tudo. Vou ensinar alguns passos abaixo que pode ajudar você a resolver estes problemas, o que vamos fazer é iniciar o sistema via partição existente para que possamos executar comandos.

Basicamente vamos precisar de qualquer distribuição live, escolha um que não seja pesada, até porque comando de terminal é igual para todas elas. Vamos iniciar a partição raiz do sistema já instalado e fazer com que consigamos abrir um terminal e assim instalar ou remover aquilo que foi danificado. Escolha seu linux live e faça o boot seja via pendrive ou cd/dvd:

A primeira coisa que temos que fazer é saber se o erro está no sistema de arquivos, então rode o seguinte comando, eu particularmente nestes casos prefiro rodar comandos como root:

# fdisk -l

Agora vamos visualizar as partições que temos nos sistemas, as montadas e as não montadas devem ser visualizadas, escolha o comando que você mais gosta para fazer isso, existem vários comandos e eu vou citar alguns:

# /sbin/fdisk -l

ou

# cat /proc/partitions

ou

# fdisk -l /dev/sda

Enfim, existem vários comando para ver as partições inclusive na própria distribuição que você rodar o live você pode abrir o gerenciador de partições que as vezes pode ser o  gparted ou outros.

Agora vamos montar as partições:

# mkdir -p /media/linux

# mount /dev/sda1 /media/linux

# mount --bind /dev /media/linux/dev

# mount --bind /proc /media/linux/proc

# mount --bind /sys /media/linux/sys

# chroot /media/linux

Você poderá usar o nome que quiser para identificar a sua partição no meu caso usei "linux" que destaquei de vermelho. Abaixo você vai rodar os comandos que precisar e todos serão atribuídos a instalação que foi feita em seu HD e não a distribuição live que está rodando, afinal de conta montamos as partições da instalação atual e demos todos os comandos de permissões. Execute os comandos que precisar que serão processados na distribuição instalada.
 

Comentários