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sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ficha de avaliação de software

Analise Feita Pelo:

Técnico Henderson Matsuura Sanches

Identificação do software:

1. Nome: Garrafa

2. Autor (es): Arturo Sangiovanni

3. Empresa/Instituição:

Desconhecido

4. Objetivos:

Jogo de Raciocínio Lógico

5. Idioma: Ingles e Português Versão:1.0

6. Quanto à distribuição: ( X ) gratuito ( X ) Livre ( ) Proprietário

7. Tempo de duração:

Depende do jogador.

8. Público alvo (faixa etária, escolaridade, outras informações):

Alunos de 1º e 2º Grau, com faixa etária de 10 a 20 anos

9. Indicado para qual(is) área(s) de conhecimento (interdisciplinar ou multidisciplinar)? Permite integração de outras áreas? Quais?

Sim, para estudantes de computação, sistema de informação, matemática, física

10. Oferece diferentes níveis de dificuldades? Como “o erro” é tratado no software - interpreta erros; indica novos caminhos para solução; é indiferente; depende da intervenção pedagógica?

Não apresenta nenhum nível de dificuldade, nem erro, o jogo e muito simples.

11.Coloque sim ou não. O software propicia a interação entre:


Aluno x Professor

X

Aluno x máquina


Aluno x Aluno


Aluno x Professor x Máquina

Classificação:

12. Tipo de software

X

Tutorial


Exercício / Prática


Aplicativo


Simulação


Autoria


Modelagem

X

Jogo


Outro:

Aspectos Técnicos:

13.


Sim

X

Não

- Apresenta instruções de uso (manual) de forma clara


Sim

X

Não

- Indica possibilidades de uso (exemplos de atividade pedagógica no manual)

X

Sim


Não

- Especifica requisitos de hardware / softwares

X

Sim


Não

- Apresenta facilidade de navegação

X

Sim


Não

- É compatível com diferentes sistemas, softwares e/ou hardwares

X

Sim


Não

- Funciona em rede


Sim

X

Não

- Dispõe de help-desk


Sim

X

Não

- Ferramenta de ajuda de bom suporte


Sim

X

Não

- Possibilita atualização on-line

X

Sim


Não

- Facilidade de instalação / desinstalação

14. Outros aspectos técnicos:

Pode o educador trabalhar em equipes de 2 ou mais jogadores por vez, todos pensando juntos. Pode-se trabalhar com a proposta de reduzir o número de jogadas para a conclusão da tarefa.

Apenas com o Mouse. O jogador "clica" sobre uma das garrafas, a de Origem, e o "Cursor do Mouse" se transforma em um "Conta Gotas" que deve ser arrastado para a garrafa destino. Faça quantas combinações quiser, não há restrição quanto ao número de jogadas. As instruções do Jogo estão em Português.

15. Conclusões/recomendações/sugestões:

Objetivo e Jogo são bastante simples: Postas 3 garrafas com diferentes volumes, o jogador terá como missão, colocar em duas delas quantidades iguais de um mesmo líquido.

O jogo poderia ter um grau de dificuldade, pois o jogo e muito fácil.

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