Pular para o conteúdo principal

Inventor de PC pioneiro que inspirou Microsoft morre aos 68

O engenheiro e ex-militar Henry Edward Roberts, 68, que desenvolveu um computador pessoal pioneiro, morreu nesta quinta-feira (1º) em um hospital na cidade de Macon, Georgia (EUA).



O MITS Altair 8800, computador produzido por ele, inspirou a fundação da Microsoft pelos amigos de infância Bill Gates e Paul Allen, em 1975, que viram um artigo sobre o equipamento na revista “Popular Electronics”.

Roberts, que também foi fazendeiro, passou por um longo período com pneumonia, segundo sua família.

A máquina desenvolvida pelo engenheiro custou milhares de dólares em capacidade computacional, mas ainda em um pacote “acessível” para um computador pessoal.

Esse computador pioneiro era operado por interruptores, não tinha tela, e parecia mais com uma caixa de metal coberta por luzes vermelhas piscantes.

“Ed queria nos dar uma chance –dois jovens interessados em computadores muito tempo antes de eles se tornarem comuns– e nós fomos sempre muito agradecidos a ele”, disseram Gates e Allen em um comunicado conjunto desta quinta-feira.

“O dia em que nosso primeiro software funcionou em seu Altair foi o começo de muitas grandes coisas”, completam. “Teremos sempre muitas boas memórias de trabalhar com Ed.”

Engenheiro a médico

Nascido em Miami em 1941, Roberts serviu na Força Aérea dos EUA e obteve diploma por formação em Engenharia Elétrica na Universidade do Estado de Oklahoma em 1968, segundo sua família.
Acabou focando seu interesse em tecnologia em calculadoras voltadas a negócios, especialmente computadores. Mas nessa época, eram apenas máquinas gigantes disponíveis quase exclusivamente em universidades.

Roberts descreveria depois seu esforço como “quase megalomaníaco” objetivo que ele perseguiu, originada de uma ambição da juventude.

“Mas você sabe, nessa época, eheh, faltavam-nos os benefícios da idade e experiência”, disse o inventor no programa “Triunfo dos Nerds”, que foi ao ar na emissora PBS em 1996.

Seu filho descreveu o pai como alguém que adorava mexer em máquinas, e que sempre consultava seus amigos antes da construição do computador Altair.

Roberts fundou a Micro Instrumentation and Telemetry Systems, empresa que vendeu em 1977. Depois disso, se aposentou para viver no campo como fazendeiro. Depois disso ainda obteve um diploma de Medicina, em 1986.

Fonte: folha




Comentários