Pular para o conteúdo principal

O que é Deep Web?


Nos últimos dias venho me deparando muito com o assunto Deep Wep, alguns amigos, alunos falando dos perigos, o que encontramos nela, como acessar, por isso resolvi tirar algumas duvidas, claro que existe muita historia sobre a Deep Web como o filme Albergue  de 2005, que dizem ter sido baseado numa historia sobre o comercio de pessoas conforme conta no filme e que alguns diretores de hollywood acessam o mesmo para fazer seus filmes.

Um estudo realizado em Julho de 2001, pela empresa BrightPlanet estima que a Deep Web possa conter 500 vezes mais recursos do que a Surface Web. Estes recursos, além de serem volumosos, muitas vezes são de grande qualidade.
A Surface Web (acessível através dos motores de busca populares como o Google, por exemplo) tem um tamanho de cerca de 167 terabytes. De acordo com estudos da Universidade de Berkeley, o tamanho da web profunda é estimada em cerca de 91 mil terabytes.
Em 2008, a Deep Web representou 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um trilhão de páginas não indexadas, nos buscadores da Surface Web.
A grande questão é o que se esconde na Deep Web? O que é tão confidencial que não pode vir a domínio público? Claro, provavelmente há muita coisa inocente, tal como redes sociais, comunidades específicas, que simplesmente não querem ser incomodadas. Mas e o lado negro? Na Deep Web, há muita coisa ilegal, chegando até mesmo a ser conspiratória. Um aviso ao leitor, cuidado ao buscar o lado negro da Deep Web. Pode te custar o sono, ou mais que isso.

Quantas camadas existem na Deep Web?
Atualmente são conhecidas três camadas e quase que não existe uma hierarquia entre elas. Cada camada possui um administrador ou domínio, como por exemplo .ONION, e só pode ser acessado pelo navegador TOR.
Por que não conseguimos acessar páginas da Deep Web em buscadores da Surface Web, como por exemplo, GOOGLE?
É uma questão de criptografia, em que toda página para existir deve estar de alguma forma indexada na Surface Web, mesmo que você não consiga acessá-la. Por exemplo, o domínio .ONION, na Surface Web, chamasse .tor2web.org.
O endereço do famoso buscador, Hidden Wiki, na Deep Web é:
  • http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page

O endereço do famoso buscador Hidden Wiki, na Surface Web é:
  • http://kpvz7ki2v5agwt35.tor2web.org/

Para cada camada há um navegador específico, e em cada uma delas a navegação é feita de uma forma diferente.

Como acessar a Deep Web?
Muito cuidado! Você está em território hostil, alguns grupos que estão na Deep Web são: 
  • Anonymous
  • Crakers
  • Assassinos
  • Traficantes de Órgãos
  • Policia Federal
  • Outros

Entre em: TOR PROJECT e escolha sua plataforma para download. Instale Tor Browser Bundle (navegador das redes TOR), e Vidalia Bundle (ferramentas e estatísticas de rede completas), caso você seja um usuário Linux nem precisa se preocupar muito, só instale o Tor Browser Bundle. Por fim, instale os citados acima no seu computador, configure-o de modo que seja adequado pra você. 
Outra forma de acessar a Deep Web com o navegador denominado FREENET, porém ele é mais difícil de usar comparando-o com o navegador TOR, pois ele não usa o FIREFOX, e sim o CHROME. Como já foi citado, as regras de criptografia, protocolos de discagens, serão diferente nesta forma de acessar a Deep Web, páginas que terminavam com o .ONION não existirão, e sim com um número falso de IP seguido de uma URL encriptografada.

O endereço do famoso buscador, Linkageddon, na Deep Web é: 
  • http://127.0.0.1:8888/USK@Isel-izgllc8sr~1reXQJz1LNGLIY-voOnLWWOyagYQ,xWfr4py0YZqAQSI-BX7bolDe-kI3DW~i9xHCHd-Bu9k,AQACAAE/linkageddon/429/

Esta é uma das grandes diferenças dos navegadores. O TOR oculta o IP do internauta, já o FREENET oculta o IP das páginas em seu domínio; o TOR prega o anonimato, o FREENET funciona em um sistema de redes que permite conectar você entre os internautas deste domínio; embora haja um anonimato, você pode trocar informações, logo, o anonimato vai depender das informações trocadas; os buscadores da rede ONION são fáceis de encontrar, os da rede FREENET quase não existem.

Quando estiver navegando na Deep Web a velocidade não é a mesma, é muito lenta, o acesso das paginas é igual os anos 90 conexão discada, devido a criptografia das paginas e a mudança que ela sofre frequentemente, os endereços acima mencionados já podem ter mudados.

Sobre a terceira camada da Deep Web.

A grande maioria dos usuários novatos da Deep Web, não sabe que existem outras camadas. A Deep Web representa mais de 70% da internet, e se você reparar a rede .ONION não é grande.
Desde 2006, a rede .ONION não é considerada mais segura por ser vulnerável para invasões, isto incentivou profissionais em Informática a explorar mais a Deep Web, o que gerou o conhecimento da terceira camada, i2p.
i2p não é um navegador, pode ser considerado um proxy que pode ser acessado em qualquer navegador, por isso, é apenas necessário ajustar algumas configurações.
No site SejaLivre tem ensinando como instalar o i2p no Debian e no Ubuntu, (deve funcionar nos derivados não testei o mesmo).

Como me manter seguro na Deep Web?
Este assunto é muito importante para os novatos que estão migrando ou visitando a Deep Web. Ao contrário da crença popular, o navegador TOR não mantém o anonimato do usuário. Não?! Ele apenas configura o navegador com as configurações de SOCKS para acessar a Deep Web.
O próprio programa navegador TOR, ao clicar em "Ver a Rede", mostra todos os usuários com seus respectivos países e IP.
  1. Mantenha a proteção do seu antivírus no nível máximo.
  2. Para aqueles que usam o "Modo Game", tente deixá-lo desativado enquanto navega por ambientes hostis;
  3. Nunca faça registros em páginas que pedem sua conta de e-mail, redes sociais e similares.
  4. Lembre-se que grande parte das páginas da Deep Web são visadas para roubo de informações;
  5. Não forneça nenhum tipo de informações pessoais;
  6. Tenha muito cuidado com links estranhos ou desconhecidos;
  7. Não confie em fóruns hospedados no SnapBBS, pois estes fóruns são vulneráveis. Faça varreduras diárias com seu antivírus em seu computador (caso use Windows).
  8. Use Firewall.
  9. Não acesse páginas da Surface Web ao mesmo tempo e no mesmo navegador enquanto acessa a Deep Web. Utilize outra navegador para Surface Web.
  10. Limpe os cookies e arquivos temporários da internet diariamente.
Na Deep Web não tem somente coisas ruins como muita gente pensa, la existe também muita coisa boa, a questão é: o que você quer procurar? Saiba buscar informações corretas e  cuidado pois na Deep Web tem tudo que você pode imaginar, e quando digo tudo é tudo mesmo, como por exemplo: Comercio de Órgãos tabelado, Pedofilia, Zoofilia, Assassinos, Bonecas Sexuais Humanas, Livros, Documentos, Tutoriais. 

Recomendo que acesse a Deep Web  na máquina virtual devido a segurança.

Fonte:  Anonimous Brasil, Google, BrightPlanet, SejaLivre

Comentários