Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Latinoware 2014

Entre os dias 15 a 17 de outubro ocorreu o Latinoware 2014, a XI Conferencia Latino-americano de Software Livre, em Foz do Iguaçu - PR, onde teve 200 palestras e 20 oficinas simultâneas nos três dias, tivemos a presença de inúmeras comunidades como do LibreOffice, Fedora, Mozilla, Red Rad, Espírito Livre, Robótica Livre,  aproximadamente 20 caravanas  entre outras que participaram do evento.

O Latinoware teve 4518 inscritos e tiveram presente aproximadamente 6000 participantes e palestrantes sem contar os que realizaram as inscrições na hora.

Este ano tive a oportunidade de ser um dos palestrantes do evento e estar juntamente com a comunidade LibreOffice Brasil a qual faço parte e administrei a oficina de Writer que é o editor de texto do LibreOffice.

 A Comunidade LibreOffice apresentou 6 palestras e 3 oficinas sendo de Writer, Calc e Impress e este ano teve a presença do Michael Meeks o qual é um dos desenvolvedores  do LibreOffice.

As palestras foram:
  • LibreOffice: Under Development (Michael Meeks);
  • 4 Anos de LibreOffice e 2 anos da LibreOffice Magazine (Eliane Domingos);
  • 20.000 Linhas Submarinas (Olivier Hallot);
  • Tornando o LibreOffice cada Vez melhor com as Extenções (Eliane Domingos);
  • Estrategias de Migração para LibreOffice (Olivier Hallot);
  • O Case de Implementação do LibreOffice na Unesp (Valdir e Douglas)

As Oficinas foram:
  • Writer editor de texto (Henderson Matsuura); 
  • Calc planilha eletronica (Douglas Vigliazzi);
  • Impress e Draw criação de slides e desenhos vetoriais (Vera Cavalcante)
Mais um ano o Latinoware foi um sucesso de publico onde esperamos que em 2015 possa participar mais uma vez deste importante evento.

Comentários