Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Como Instalar o LibreOffice 6.1

Como Instalar o Linux Mint 17.3 no Pen Drive

No carnaval me perguntaram como deveriam fazer para ter o Linux Mint no pendrive, então irei mostrar como é simples o processo, recomendo que tenha um pen drive de pelo menos 2Gb ou superior, tendo em vista que a ISO tem 1,5Gb.

Eu já tenho o Linux Mint instalado e neste caso irei utilizar as ferramentas que já vem nele mesmo, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo, o Mint já vem com a ferramenta instalada por padrão, algo que facilita muito o nosso trabalho, caso você não tenha o Linux Mint instalado recomendo que instale na sua máquina. 

Primeiramente você deve baixar a ISO sendo ela 32 bits ou 64 bits com o ambiente gráfico de sua preferencia, eu prefiro do Cinnamon, neste caso baixe a ISO do link abaixo:
http://www.linuxmint.com.br/download.


Verifique onde você baixo a ISO, o local que baixei a ISO foi na pasta "Downloads".

Após a ISO tenha sido baixada, coloque o pen  drive na porta USB.

Agora vá em Menu -> Acessórios -> Gravador de imagem USB conforme segue a imagem abaixo:


Agora selecione a ISO do Linux Mint clique em abrir conforme a imagem abaixo:



Selecionado a ISO conforme a imagem:



Selecione agora o pen drive conforme a imagem abaixo:


Veja que ambas estão selecionada conforme a imagem abaixo:


Clique em gravar e coloque a senha de Root para realizar a gravação, conforme a imagem abaixo:



Pronto, agora é so aguarda a gravação finalizar e reinicar dando Boot pelo pen drive para verificar se ocorreu tudo certo.


Caso tenha iniciado dando boot pelo pen drive isso quer dizer que ocorreu tudo certo e você já tem seu Linux Mint  bootavel no pen drive.


Este procedimento também funciona com as demais distros GNU\Linux, neste caso verifique o tamanho da ISO e do pen drive que será utilizado.

Comentários

  1. Olá!

    Feito isso, eu posso usar esse Pen Drive e rodar o Linux em uma outra máquina?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também você pode instalar o Linux Mint sem problema.

      Excluir
  2. Bom, eu estou muito satisfeito com o LIVE USB , mas eu queria que os arquivos fossem permanentes poderia explicar como deixa assim? OBs:Uso Windows

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei verificar, caso ache algo posto aqui ou te mando o link.

      Instala o Linux Mint na máquina assim você pode instalar insalar aplicativos e arquivos ficando assim permanentes.

      Excluir
    2. mas e se a pessoa estiver com probelma no hd ?,poderia plugar outro pendrive com uns 4g e instalar o linux mint nele ?

      Excluir

Postar um comentário