Pular para o conteúdo principal

Veja 8 Novidades do Windows 8



Foto: Reprodução
Interface Metro funcionará em tablets, notebooks e desktops
O Windows 8 deve ganhar uma versão beta ainda este mês.

Entretanto, já no ano passado a Microsoft liberou um versão de teste para desenvolvedores.

Ela recebeu boas avaliações feitas por profissionais da área e gerou curiosidade sobre as novidades dos sistema, que deve ser lançado no fim deste ano. Conheça a seguir 8 novidades do Windows 8.

1 – Interface Metro
Uma das principais mudanças notadas foi a nova interface extremamente colorida chamada de Metro, voltada principalmente para telas sensíveis ao toque. O novo conceito é baseado no princípio de cliques mínimos para iniciar algo.


Como todas as mudanças de interface, os usuários acostumados com versões anteriores do Windows vão estranhar o novo visual do Windows 8. Isto porque diversos botões e atalhos foram removidos ou trocados de seu antigo local.
A Microsoft espera que os usuários consigam usar o sistema com desenvoltura após algumas horas de prática. Mas quem não se acostumar pode usar o Windows 8 com a interface "clássica", similar à do Windows 7.

2 – Barra Charm
A nova barra Charm da interface Metro é uma mistura do menu "Iniciar" com o "Painel de Controle" das antigas versões do Windows. Seu principal objetivo é extrair o máximo de integração do usuário com a nova tecnologia de interface intuitiva, chamada NUI (Natural User Interface).

A barra é constituída de 5 ícones (Search, Share, Start, Devices e Settings). Nela é possível realizar configurações gerais do sistema ou gerenciar ajustes de um aplicativo específico. Além disso, a Charm agiliza as buscas e a ativação de aplicativos. O ícone "Share" reúne todos os aplicativos de compartilhamento de suas redes sociais.
 

Foto: Getty Images Windows Explorer ganhará barra similar à existente em programas do Office
3 – Windows Explorer
Um dos principais processos (explorer.exe) da Plataforma Windows foi melhorado. Com isso, um dos benefícios notados será a presença de uma faixa repleta de botões essenciais para a realização de diferentes ações em arquivos e pastas no Windows Explorer.



4 – Pausar operações de copiar/colar/apagar
No Windows 8 um novo recurso permite que pausas sejam feitas nos processos de copiar/colar/apagar arquivos ou pastas.

Isto é muito útil na hora de realizar uma destas operações em grandes quantidades de arquivos e de repente necessitar que o computador trabalhe a pleno vapor em outra operação (ex.: efetuar uma varredura por vírus). Após o término de tal tarefa, basta voltar a janela de progresso e clicar no botão correspondente para dar continuidade do ponto em que o processo foi pausado.

5 – Internet Explorer 10
Ao contrário do Windows 7, que possui duas versões distintas (32-bits e 64-bits) do Internet Explorer 9, no Windows 8 o Internet Explorer 10 já pode rodar ambas plataformas diretamente de sua única versão. Mas para isso este recurso deverá ser ativado manualmente diretamente nas configurações do navegador.
A aceleração por hardware será explorada mais amplamente pela Microsoft e merece uma menção.

Também destaca-se a possibilidade de aplicativos baseados na web acessarem a webcam sem a necessidade do uso do Flash ou Silverlight.



Foto: Getty Images Uso de gestos em senhas é uma das novidades do Windows 8
6 – Senha por desenho
Leitores biométricos de digitais já não são mais novidade na hora de proteger sua conta de usuário do Windows contra acessos indevidos.

Mas o Windows 8 terá a opção de criar uma senha de logon a partir de padrões de desenhos pré-estabelecidos.

Basicamente funcionará da seguinte maneira: ao se iniciar o dispositivo: uma imagem que foi escolhida aparecerá no início da sessão do Windows 8 e o sistema solicitará o usuário repita os gestos usados na figura para liberar o acesso.


7 – Montar arquivos no formato ISO
Nas versões anteriores do Windows, para se abrir uma imagem ISO, sem passá-la para um CD ou DVD, era necessário utilizar um descompactador ou um aplicativo que gerasse um CD-ROM virtual (ex.: Daemon Tools).
No Windows 8 o suporte a este formato foi integrado. Então, de forma nativa, será possível montar um arquivo com extensão ISO como se fosse uma unidade de disco (ex.: F: ou H:). E consequentemente, ler ou alterar todo seu conteúdo conforme desejado.

8 - Suporte a processadores ARM
O foco atual da indústria está voltado para a criação de maneiras de economizar energia. A Microsoft não podia ficar de fora disto e o Windows 8 virá com suporte para processadores de arquitetura ARM. Objetivamente, isto resultará em drástica redução no consumo da bateria de tablets e notebooks.

Para demonstrar isto na prática, uma das novas opções de energia nas configurações do Windows 8 será "Sempre ligado, sempre conectado". Assim os tablets poderão funcionar de forma parecida com os smartphones e permanecerem no modo de espera (stand-by) sem que se desconectem da internet.

Comentários