Pular para o conteúdo principal

Poseidon Linux

Imagem Retirado do Google
Está distro linux baseada no Ubuntu o sucesso obteve dentro do seu habitat universitário/científico. O Poseidon Linux surgiu à partir de um grupo alunos de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no ano de 2004. 

Insatisfeitos com a falta de uma política institucional de softwares, os altos custos do software proprietário, etc., desenvolveram um sistema operacional que coubesse no bolso: colocaram ali os softwares livres que usavam (eliminando assim custos oriundos de licenças proprietárias), de maneira que eles funcionassem a partir de um CD, sem necessidade de instalação.

O projeto ganhou popularidade e em 2005 obteve apoio da FURG para hospedar um website na internet (que em maio de 2008 ultrapassou 1.000.000 acessos!). Em 2006 a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também passou a hospedar o sistema operacional para download.

Inicialmente idealizado para a comunidade científica brasileira, o projeto ganhou um novo direcionamento a partir de contribuições de pesquisadores e usuários de outros países. A atual versão é disponibilizada em várias línguas, graças à base Ubuntu, e vários sites internacionais hospedam as imagens "ISO" do disco de uso/instalação do Poseidon Linux na Europa e nos Estados Unidos.

Imagem Retirado do Google


O novo Poseidon Linux 4.0, baseado no último Ubuntu com respaldo de longo prazo (LTS - 3 anos de atualizações por parte da Canonical) está pronto na suas versões de 32 e 64 bits, e já em uso direto por parte dos usuários e fãs.


Para baixar está distro acesse o link: 

Comentários