Minha foto
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Como Instalar o Mixxx 2.1

Boot USB Samsung Series 5 Ultra

A linha de Ultrabooks "Series 5 Ultra" da Samsung vem com o Windows 8 instalado e amarrado. Não é possível instalar um sistema decente (ou seja, Linux), antes de mudar várias opções da BIOS.

Assim, seguem abaixo conforme as abas, a configuração da BIOS necessária para conseguir fazer boot. Na inicialização aperte F2 para acessar a BIOS e então faça as seguintes alterações:

Advanced:

  • Fast BIOS Mode -> Disabled
  • AHCI Mode Control -> Manual (Atenção: Se você não for usar exclusivamente Linux, mas sim fazer dual boot com Win, deixe essa opção no Auto)
  • Set AHCI Mode -> Disabled
  • USB S3 Wake-up -> Enabled
Boot:


  • Secure Boot -> Disabled
  • OS Mode Selection -> UEFI and CSM OS (Essa opção garante boot com Win e Linux)
Boot > Boot Priority Order

  1. USB HDD:
  2. SATA CD:
  3. SATA HDD:
Essa ordem de boot vai garantir que ele tente primeiro o boot pela USB, depois pelo CD e por último no HD.

Apenas as opções acima são as necessárias para o boot acontecer, no entanto, habilitei algumas outras para otimização de inicialização, processamento e gasto de energia:

Advanced:

  • Battery Life Cycle Extension -> Enabled
  • USB Charge In Sleep Mode -> Enabled

Comentários