Pular para o conteúdo principal

20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (WCIT), em 2016 será em Brasília

Brasília se Prepara para Sediar maior Evento de TI do Mundo

Expectativa do governo é reunir aproximadamente 15 mil pessoas no congresso e outras atividades ligadas à Tecnologia da Informação
BRASÍLIA (12/2/14) – Uma reunião hoje, no Palácio do Buriti, entre representantes do GDF e o secretário-geral da Organização Mundial da Tecnologia da Informação e de Serviços de Informática (Witsa), James Poisant, marcou o início dos trabalhos para que Brasília sedie o 20º Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (WCIT), em 2016.

Durante o encontro, o governador Agnelo Queiroz e representantes do comitê local organizador foram oficialmente convidados para participarem da edição 2014 do evento, marcada para setembro, em Guadalajara, no México.

"Será mais uma oportunidade para colocarmos Brasília em uma agenda internacional. Esta é a primeira vez que a América do Sul receberá esse evento, iniciado dentro de uma política para atrair grandes eventos mundiais. Isso traz investimentos e estimula o crescimento da ciência e tecnologia", avaliou Agnelo Queiroz.

Segundo o secretário-geral da Witsa é muito importante trazer o evento para Brasília. "Além de ser positivo por atrair investidores, pode servir para mostrar a capacidade da indústria de TI local", avaliou Poisant, que também agradeceu o empenho do GDF em sediar o Congresso.

"Esse congresso é uma espécie de Copa do Mundo da Tecnologia da Informação. Recebê-lo significa sinalizar para o mundo que temos capacidade para trazer um evento desse porte para cá", complementou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Glauco Rojas.

Segundo ele, Brasília terá grande parte da estrutura necessária para sediar o evento, herdada das demais agendas internacionais marcadas para ocorrer antes de 2016.

"A rede hoteleira já está movimentada por causa da Copa e de outros eventos que Brasília sediará. E os espaços estarão renovados em função de outras agendas que serão realizadas na cidade", destacou Rojas.

O secretário também informou que o WCIT 2016 já recebe patrocínios, como o da Embratur, que deverá investir US$180 mil. A expectativa é que, até 2014, mais empresas apliquem recursos na realização do congresso.

"Queremos que a edição de 2016 seja a maior já promovida. Pretendemos reunir 15 mil pessoas", afirmou Rojas. Essa estimativa de público inclui os participantes do WCIT e de eventos relacionados ao tema que poderão ser promovidos simultaneamente ao Congresso.

"Um evento dessa envergadura serve para colocar Brasília como vitrine e para mostrar todo o potencial futuro que a cidade tem nesse e em outros setores da economia, que também iremos implementar nos próximos anos", completou o secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão.

(A.S./I.M*)

Comentários