Pular para o conteúdo principal

Eficiência, Segurança e Performance do LibreOffice X MS-Office (em Windows 8.1)

Este é o relato do Srº. Carlos Karnas de Caçapava - SP, que compartilhou na lista de discussão da Comunidade LibreOffice Brasil o qual não alterei nada no texto abaixo.

Espero que o relato abaixo possa ajudar a tirar qualquer duvida que tenham sobre a eficiência, a segurança e a performance do LibreOffice tanto no uso domestico quanto corporativo.

Usuários, desenvolvedores e mantenedores do LibreOffice.

Por questão de honestidade, justiça, respeito e reconhecimento aos que mantém e aprimoram o LibreOffice, tenho o impulso de relatar e dar este feedback como usuário convencional de equipamento com sistema operacional Windows, utilitários Microsoft Office e, logicamente, o LibreOffice.

1 - O LibreOffice (no conjunto dos seus aplicativos) me salvou e me salva.

2 - Adquiri novo notebook Dell (Latitude 3540) com Processador i7, Memória 8GB. Tem menos de 2o dias.

3 - O equipamento veio com o maldito Windows 8 e com o Microsoft Office Home and Student 2013 - pt-br 15.0.4

4 - O que constato é a degeneração da arquitetura e qualidade dos equipamentos dos fabricantes (no caso Dell) e a estupidez da Microsoft em tornar o seu software pesadão, exigindo cada vez mais recursos de hardware, nada prático para quem utiliza computador para trabalhar (e não brincar com o emaranhado de boxezinhos, aplicativinhos que só enchem olhos da garotada).

5 - Errei ao aceitar (por ficar induzido) a atualizar o Windows 8 para o Windows 8.1 (sistema operacional encrenqueiro que dá nos nervos) 

6 - Pior, o Windows 8.1 desconfigurou toda a máquina na versão original e carregou-a de bugs que travam o computador

7 - A assistência técnica da Dell fez o que pode (remotamente) para tentar resolver os problemas. Sem sucesso.

8 - A informação final foi a de reconhecer problemas sérios existentes na migração do Windows 8 para o Windows 8.1 e afirmar que os problemas ainda estão na área de engenharia para solução

9 - Neste domingo, para o meu espanto, na troca de arquivos de trabalho por e-mail (Word e Excel), o MS-Office não reconheceu arquivos dele próprio.

10 - O próprio aplicativo abriu boxe para informar este usuário da necessidade de reparo e recuperação, via internet.

11 - Aceitei. Piorou tudo. O MS-Office inteiro parou de funcionar. A informação é que a solução está na reinstalação do próprio MS-Office, zerando o computador para o estado moriginal de fábrica e perdendo uma série de outros aplicativos que me custaram horas de instalação e de tualização de drivers via internet. Um pavor.

12 - ENTRETANTO, A NOTÍCIA SAUDÁVEL E GENEROSA: o LibreOffice, com toda a sua humildade e simplicidade continuou funcionando perfeitamente e ABRIU TODOS, mas TODOS MESMO, sem exceção, os arquivos do MS-Office que ele mesmo não conseguiu abrir.

Ou seja: o que esse terror da Microsoft pratica com os usuários, com os seus aplicativos e badulaque carregados de 'bugs' - e que nem mesmo a Microsoft consegue resolver -, o LibreOffice se demonstra ferramenta e utilitário absoluta e totalmente confiável, prático, ágil e com performance superior para qualquer usuário. Os arquivos com utilitários do MS-Office que continuam emperrados na minha máquina, estão todos sendo operacionalizados com o LibreOffice sem qualquer problema.

Salvando os arquivos trabalhados pelo LibreOffice, convertidos nas extensões convencionais dos aplicativos MS-Office e enviando por e-mail aos destinatários (que ainda não utilizam o LibreOffice), esses usuários abriram os arquivos normalmente nas suas plataformas.

Portanto, eis meu feedback e meu APLAUSO a todo os desenvolvedores, aprimoradores e atualizadores do LibreOffice.

Carlos Karnas

Baixe o LibreOffice pelo link:http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/

Comentários