Pular para o conteúdo principal

Conheça a Licença Creative Commons

Creative Commons (CC) é uma entidade sem fins lucrativos criada para permitir uma maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. Para tal, utilizam-se selos também conhecidos como Creative Commons. A ideia é fazer com que um autor/criador da obra possa permitir o uso mais amplo de seus materiais por terceiros, sem que essas pessoas estejam infringindo as leis de proteção à propriedade intelectual.

De um modo geral, CC é permitir cultura compartilhada, no intuito de expandir a quantidade de obras criativas disponíveis dentro e fora da internet.

Ao permitir que pessoas copiem e modifiquem sua obra, há um enriquecimento de trabalhos académicos, pesquisas científicas, produções culturais, dentre outros. Além disso também é um bom caminho para divulgar o seu trabalho. Se você quer ser um autor renomado e fazer algum sucesso relevante, seria muito interessante divulgar sua obra em CC. Quando o seu trabalho é apenas cobrado, o sucesso dele fica restrito basicamente a quem compra, e isso faz com que você talvez fique para sempre no anonimato.

E em relação ao marketing pessoal, quanto mais cedo usar o registro CC, mais poderá ter destaque entre a comunidade, pois como o movimento das licenças livres está ainda no inicio. Daqui há alguns anos você poderá dizer que foi um dos primeiros a disponibilizar suas obras em você. Alias, o vídeo acima está licenciado em CC. 

Esse vídeo, criado em 2002 (e ainda atual), é uma espécie de: Tudo o que você queria saber sobre Creative Commons.


 

Para saber mais acesse o site: http://creativecommons.org.br/

Comentários