Pular para o conteúdo principal

10 Projetos Open Hardware para salvar a Terra

Na aba do aumento da propriedade intelectual e monopólios econômicos, o movimento o Open Source está prosperando ampliando o acesso do público ao conhecimento, à cultura e ferramentas livres. Os advogados têm aberto tudo sobre softwares para a ciência, meios de comunicação, para a política... e, claro, aberto dados. Agora temos até um modelo emergente para se implementar e desenvolver essa abertura, como Michel Bauwens descreve no vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=A4l7-4nGU9Y

Como Alastair Parvin da WikiHouse colocou:

"Este aumento do acesso ao conhecimento é extremamente importante... ele age como a infra-estrutura fundamental sobre a qual podemos começar a construir uma economia totalmente nova."

'Open' permanece ainda como um movimento definitivo e diferente, vazio de estigma histórico ou cultural, sob a qual muitas disciplinas distintas e sinérgicas estão compartilhadas, colaborando e inovando. Eu tenho a sorte de documentar alguns exemplos radicais deste movimento que trabalham com o WikiLeaks e Ecologia Open Source. Na OSE, eu estava exposto aos desafios e triunfos de desenvolver o lado físico de Open, conhecido como Open Source Hardware. Atualmente estou trabalhando com ex-membros da OSE no Open Tech Collaborative  para desenvolver hardwares.

Aqui estão alguns dos 10 projetos mais promissores do Hardware Open Source que apenas poderia salvar o mundo:

1 . Agricultura: FarmBot

Vivemos em um planeta que está experimentando um crescimento exponencial da população. Todo mundo precisa comer, por isso muitas empresas estão trabalhando para tornar a agricultura mais eficiente possível. O problema é que eles são todos proprietários (ou "código fechado"). Então, Rory Aronson, fundador da FarmBot, está assumindo o desafio de abrir as tecnologias agrícolas para que todos possamos começar a fazer crescer nossa comida de maneira mais eficiente possível.

2 . Resíduos: Precious Plastics

Operações de reciclagem comerciais são grandes, mas muitas vezes as aplicações para  materiais reciclados, especialmente os plásticos, são limitadas. Então, a Design Academy Eindhoven por Dave Hakkens apresentou recentemente uma série de máquinas de código aberto que ele desenvolveu para reaproveitamento de resíduos plásticos em coisas novas e úteis. Agora qualquer um pode construir um centro de micro-reciclagem local para atender  suas necessidades (e as de suas comunidades?).

3 . Habitação : WikiHouse

WikiHouse é uma construção de código aberto. Os usuários podem baixar gratuitamente uma série de arquivos, comprar um monte de madeira compensada, e cortar os desenhos usando um router CNC. As peças todas encaixam como um quebra-cabeça gigante (com instruções) e você ainda pode cortar marretas de madeira para ajudar a bater as articulações do conjunto. Este projeto pretende reduzir as barreiras de entrada para a construção de casas, de modo quase qualquer um pode fazê-lo.

4 . Ecologia: Open Source Behives

O colapso das colônias de abelhas é uma crise que já ouvimos muito falar ao longo dos últimos anos. Muitas pessoas estão conscientes, mas há muito poucas soluções de base apresentadas. O projeto OSBH está ajudando os cidadãos evitar o declínio da população de abelhas, trazendo  um sensor de conservação de abelhas reforçado para seus quintais. Confissão: Eu sou um dos fundadores deste projeto, e eu realmente acredito que é significativo, caso contrário eu não estaria colocando toda a minha energia nele. Se você se preocupa com o colapso da colônia, confira nosso Indiegogo!

5 . Conectividade: Spark.io

Com toda essa conversa de "The Internet of Things " é preciso haver uma peça de hardware que conecta suas tecnologias para a Internet, certo? E ela precisa ser de código aberto para que você possa alterá-la para atender às suas necessidades. É onde Spark.io aparece. Esta placa compatível com Arduino permite que mesmo não-programadores comecem a fazer o seu hardware inteligente.

6 . Ambiente: Public Lab

Desde que os nossos governos e corporações tornaram-se tão corrompidos quanto são poderosos, e o processo democrático quebrado de muitas maneiras, chegou o momento dos cidadãos cuidarem do nosso próprio ambiente. Public Lab está facilitando esse movimento através do desenvolvimento de ferramentas de hardware de código aberto para gerar conhecimento e compartilhar dados com a comunidade sobre saúde ambiental.

7 . Fabricação: Lasersaur / Blackfoot

A fim de utilizar algum hardware aberto projetado lá fora, precisamos de ferramentas de fabricação digital de confiança para levá-los do digital para a realidade. Esses dois projetos nos dão acesso consideravelmente mais barato a estas ferramentas em áreas cada vez mais importantes de corte a laser e usinagem CNC.

8 . Energia Limpa 1: The Gasifier Experimenters Kit

Você já se perguntou se você poderia transformar composto (ou biomassa) em energia? Com este kit de fonte aberta gaseificador All Power Labs você pode. Este kit, disponível em vários níveis de produção de energia, pode ajudá-lo a reduzir sua emissão de carbono, diminuindo ao mesmo tempo a sua produção de resíduos. Como uma empresa Open Hardware, APL oferecer seu kit para venda, mas dá as orientações para o “faça você mesmo” de graça!

9 . Energia Limpa 2: Zenman Energy

Já que a produção de energia é uma das grandes questões do nosso tempo, aqui está outro projeto de energia de código aberto que vem para apresentar a solução de um ângulo diferente. Zenman Energy têm trabalhado incansavelmente para desenvolver um concentrador solar barato para você aproveitar o poder da mãe e todo o potencial de seus recursos energéticos, como o sol. Confira o que um concentrador solar pode fazer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Ij1YvJT5tLQ

10 . Transporte: The Tabby

The Tabby é um carro elétrico código aberto projetado pela equipe da Open Source Vehicle. De acordo com a equipe, o carro inteiro (uma vez que você tem as partes) pode ser montado em apenas uma hora. Este é um projeto relativamente novo e definitivamente algo pra se observar.

Fonte: softwarelivre.org

Comentários