Pesquisa

Carregando...

Postagem em destaque

Como Instalar o LibreOffice 5.2.3

terça-feira, 20 de maio de 2014

Como Verificar Setores Defeituosos em seu HD com Linux

Está matéria foi retirada do site Diolinux  e tendo em vista que este tutorial é explicativo resolvi posta-lo sem nenhuma alteração.

Problemas no HD do computador podem acontecer com qualquer pessoa, independente do sistema que use se você desconfiar que seu Disco Rígido está com problemas é muito recomendado fazer a verificação de setores defeituosos.

Infelizmente não existe no Linux nenhum programa com interface gráfica ( que eu conheça) para fazer verificação de badblocks, mas o bom e velho terminal é capaz de tudo.

Como procurar por BadBlocks no seu sistema


Antes de usar o programa para verificar os setores do HD é necessário saber qual a partição que você quer testar, para isso você pode usar um comando:

sudo fdisk -l

Esse comando lhe trará uma resposta parecida com esta:


Listagem de partições no Ubuntu

Ou ainda você pode usar o GParted para isso, ele é um programa que deve estar disponível nos repositórios de todas as distribuições Linux, no Ubuntu e no Linux Mint você o encontra na Central de Programas ( O Mint já traz ele instalado).

O GParted também pode ser usado para verificarmos as partições

De uma forma ou de outro você chegará a resultados semelhantes "/dev/sdaX" onde X é o número da partição em questão, a partir de agora vou usar o X no lugar do número para dar os exemplos então fique atento.

Verificando o disco para ver há Badblocks


Abra o terminal e cole o comando abaixo, ele executa o teste por BadBlocks apenas por leitura de informações, é o método mais seguro:
sudo badblocks -sv -c 1024 /dev/sdaX

Este próximo comando testa o HD lendo, escrevendo e também verificando as informações, é um método mais completo e mais lento:

sudo badblocks -nsv -c 10240 /dev/sdaX

O próximo comando requer muita ATENÇÃO, ele usa o método anterior porém ele apaga toda a unidade seleciona, ou seja, ele faz uma formatação na partição do seu HD, só deve ser usado para testar HDs onde não existem arquivos que não podem ser perdidos, normalmente utilizamos este em casos extremos, usado principalmente por quem faz manutenção de computadores profissionalmente:

sudo badblocks -wsv -c 10240 /dev/sdaX

Caso tudo esteja OK com o seu HD o resultado será semelhante a este:



badblocks -s -v -c 10240 /dev/sdaX

Checking blocks 0 to 195360983

Checking for bad blocks (read-only test): done

Pass completed, 0 bad blocks found.

No caso acima foi usada a primeira opção deste tutorial, você deve ter percebido que existem vários parâmetros em cada comando e para você não ficar apenas no Ctrl+C e Ctrl+V, veja abaixo para quem serve cada um deles e mais alguns ainda:

-s = Mostra o avanço do procedimento
-v = verbose mode
-c 10240 = Verifica 10 mil blocos de HD por vez
-n = non-destructive read-write
-w = destructive write-mode

Fonte: Matéria Retirada do Site Diolinux

2 comentários: