Pular para o conteúdo principal

Onde Estão as Comunidades GNU\Linux nos Eventos?

Onde estão as comunidades GNU\Linux nos Eventos?

Essa é a pergunta que faço e com certeza alguns também fazem, devido a falta de não ver as comunidade participarem dos eventos Software Livre sendo no FLISOL-DF, no Latinoware que todo ano participo ou em outros eventos.

Em Brasília temos apenas um evento que é o FLISOL-DF, onde temos algumas comunidades que nem sempre participam, e no Facebook temos um pagina e um grupo sendo a pagina do Linux Mint Brasília e o grupo Big Linux Brasília, porém não vemos a participação destes e sim de usuários, mas não como comunidade.

Percebo que as comunidades das distribuições; Linux Mint, Ubuntu, Fedora, Debian, OpenSuse, Linux Educacional, Metamorphose, Epidemic Linux, entre outras não estão presentes nos eventos Software Livre, por não terem um grupo de usuários da distro ou por falta de interesse, pois espaço com certeza eles tem, sempre temos a sala de Install Fest onde voluntários instalam distribuições GNU\Linux nas máquina dos participantes. A falta dessas comunidades  para orientar os novos usuários faz com eles busquem informações com os usuários que ali estão ajudando, sendo palestrantes ou na internet nos sites das distribuições.

Distribuições mais novas com comunidades sendo formadas como é o caso do Mageia,  Elementary OS, estão se organizando para fortalecer suas comunidades com a intenção de participarem ativamente dos eventos e sempre terem um representante para falar das distros, algo que não vejo das demais.

Talvez você esteja achando que estou criticando, "sim, estou", mas para que acordem e participem ativamente, sei que todos nos somos voluntários e nem todos podemos participar de grandes eventos, mas os colaboradores que moram na cidade ou perto de onde será realizado se organizem para colaborar, participar e captar novos membros e voluntários para suas comunidades.

Não tem nenhum evento de Software Livre em sua cidade, então junte as comunidades existentes e realizem um, não precisa ser nada grande, faça um pequeno, com uma sala de Install Fest, uma sala para palestra e stands para as comunidades.

Quero ver as comunidades GNU\Linux presentes nos eventos com stands, com palestras, mostrando as novidades, as melhorias na distro, o porque usar a distro, para que continuem crescendo e consolidando cada vez mais as comunidades e as distros.

Comentários