Pular para o conteúdo principal

Lançado o LibreOffice 5.0

Berlim, 5 de agosto de 2015 – A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.0, o décimo lançamento desde a inauguração do projeto e a primeira do terceiro ciclo de desenvolvimento. O LibreOffice é uma suíte office completa que se comprara palmo a palmo com todos os produtos da categoria, destacando-se pela sua superior interoperabilidade.

LibreOffice 5.0 traz uma interface de usuário com grandes melhorias, com melhor disposição na tela e com leiaute mais limpo. Além de oferecer melhor interoperabilidade com outras suítes office como o Microsoft Office e o Apple iWork, graças aos novos filtros para leitura de formatos fora dos padrões internacionais. Melhorias também foram acrescentadas às aplicações da suíte e uma versão de 64 bits foi criada para o Windows.

Não é recomendado instalar o LibreOffice 5.0 em ambientes corporativos, neste caso recomenda-se instalar a versão instável o LibreOffice 4.4.5

Consulte a a wiki com todas as informações do LibreOffice 5.0:

Destaques do LibreOffice 5.0

  • Uma nova versão para um novo esforço: O LibreOffice 5.0 é a ponte para novos dispositivos de mobilidade no Android e no Ubuntu Touch, bem como para a próxima versão para a nuvem. Desta maneira, o LibreOffice 5.0 serve de alicerce para os desenvolvimentos atuais e é uma excelente plataforma para expandir, inovar e colaborar.
  • Uma linda suíte criada por uma comunidade fantástica: Com novos ícones e barra lateral, o LibreOffice é mais bonito e ajuda os usuários a serem criativos e conseguirem que seu trabalho seja mais direto. Além disso, o gerenciamento de estilos é agora mais intuitivo graças à visualização prévia dos estilos na interface.
  • Planilhas profissionais: O LibreOffice 5.0 contém um número expressivo de novas funcionalidades e melhorias: fórmulas complexas, novas funções, nova formatação condicional, recorte de imagens, endereçamento de tabelas e muito mais. A cuidadosa escolha da performance e dos recursos torna a planilha Calc uma escolha perfeita para empresas, para planilhas pesadas, e é capaz de resolver qualquer tipo de carga para um amplo leque de aplicações.
  • Filtros aprimorados para documentos aprimorados: O LibreOffice 5 contém muitas melhorias para a importação e exportação de documentos, tornando a conversão de formato fiel ao original. Além disso agora é possível aplicar um carimbo de tempo nos arquivos PDF gerados pelo LibreOffice. Uma lista completa dos mais importantes novos recursos do LibreOffice
  • O LibreOffice 5.0 também foi aprimorado por dentro, graças ao trabalho precioso de centenas de voluntários. Conforme a varredura de código Coverity, o número de defeitos por milhar de linhas de código está abaixo de 0,01%, significando que não somente é mais fácil desenvolver mas também é mais fácil manter e debugar o código. Na realidade já foram resolvidos 25.000 bugs e este número sobe rapidamente.
  • Compativel com com Windows 10 e interoperabilidade aprimorada.
  • Finalmente, o LibreOffice 5.0 foi melhorado num imenso número de testes feitos em cada nova compilação, varrendo milhares de documentos para flagrar erros, bugs e regressões.
O LibreOffice 5.0 representa o que tem de melhor em termos de recursos para suítes office livres, e desta forma foi direcionado para usuários avançados e entusiastas de tecnologias.

O LibreOffice 5.0 pode ser baixado imediatamente do seguinte link:

http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ 

O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads". 

Para Instalar o LibreOffice 5.0 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:
 
$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_5.0.0.5_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

 

Para instalar o pacote em Português em sistemas 32 bits:

$ cd LibreOffice_5.0.0.5_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/ 

$ sudo dpkg -i *.deb 
 
Para Instalar o LibreOffice 5.0  sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal: 

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.0.0.5_Linux_x86-64_deb 
 
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Para instalar o pacote em Português

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.0.0.5_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice 4.1 instalado no Ubuntu remova e após a instalação do LibreOffice 5.0, caso ele não apareça reinicie a máquina. 

Para remover o Apache OpenOffice execute o comando:

$ sudo apt-get purge "openoffice*.*"

Comentários