Pular para o conteúdo principal

Como Instalar o Unity-Like HUD (Searchable Menu) no Xubuntu, Ubuntu MATE, Linux Mint

Provavelmente está familiarizado com o Unity HUD, ou Head-Up Display, que permite pesquisar e o menu do aplicativo. Graças a-HUD-menu i3 de Rafael Bocquet (e garfo de J. A. McNaughton), você pode usar esse recurso de pesquisa do menu em praticamente qualquer ambiente de trabalho (e em qualquer distribuição Linux em que você pode instalar a unidade-gtk-módulo).

i3-HUD-menu permite pesquisar e navegar através do menu de um aplicativo usando o teclado, com o uso de dmenu (dmenu não tem suporte a mouse por padrão). Veja como ele parece em Xubuntu 16.04 na imagem acima.

i3-HUD-menu trabalha com GTK2, GTK3 (mas não do lado do cliente decorados apps) e aplicações Qt4.  

A ferramenta é buggy com aplicações Qt5, bem como LibreOffice.

Para instalar e configurar o i3-HUD-menu no no Xubuntu, Ubuntu MATE e Linux Mint, siga os passos abaixo:

Nota importante: incluir instruções exatas para Xubuntu, Ubuntu MATE e Linux Mint cinnamon, mas deve funcionar com qualquer derivado do Ubuntu Linux Mint (14,04 e mais recente somente). Ele também pode trabalhar em outras distribuições Linux, contanto que você pode instalar a unity-gtk-module e appmenu-qt.

1. Instale as dependências necessárias: python3, python-dbus, dmenu, appmenu-qt e unity-gtk-module.


No Ubuntu (14.04 e mais recentes), use o seguinte comando (também irá instalar "wget", exigida pelo passo 2):
 

$ sudo apt install python3 python-dbus dmenu appmenu-qt unity-gtk2-module unity-gtk3-module wget 


2. Baixe e instale i3-HUD-menu

Para baixar e instalar J.A. fork-HUD-menu i3 de McNaughton na linha de comando, executando:


$ cd /tmp
$ wget https://github.com/jamcnaughton/i3-hud-menu/archive/master.tar.gz
tar -xvf master.tar.gz
$ sudo mkdir -p /opt/i3-hud-menu
$ sudo cp -r i3-hud-menu-master/* /opt/i3-hud-menu/


Se você quiser instalá-lo sozinho, pegue o código do GitHub clicando aqui, (mas note que as instruções abaixo assumem que você tenha instalado i3-HUD-menu em /opt/i3-hud-menu/).

3. Coloque o módulo Unity gtk

Abra ~ / .profile com um editor de texto (".profile" é um arquivo oculto na sua pasta pessoal então use Ctrl + H para ver arquivos ocultos em seu gerente gile), cole o seguinte código no final do arquivo como usuário root:

Código <#>

export APPMENU_DISPLAY_BOTH=1
if [ -n "$GTK_MODULES" ]
then
  GTK_MODULES="$GTK_MODULES:unity-gtk-module"
else
  GTK_MODULES="unity-gtk-module"
fi

if [ -z "$UBUNTU_MENUPROXY" ]
then
  UBUNTU_MENUPROXY=1
fi 

export GTK_MODULES
export UBUNTU_MENUPROXY

Salve o arquivo.

Depois de completar todas as etapas abaixo, i3-HUD-menu não funcionar, você pode tentar colar as linhas acima em ~/.bashrc
em vez de ~/.profile.

4. Adicione i3-appmenu-service.py da colocação em operação

O próximo passo é adicionar i3-appmenu-service.py para a inicialização do sistema. Se você instalou i3-HUD-menu utilizando os comandos acima, esse arquivo deve estar localizado em /opt/i3-hud-menu/


Xubuntu: Para adicionar i3-appmenu-service.py da colocação em operação, inicie sessão e inicialização de menu Configurações / Sistema e, na "Application Autostart" guia, clique em "Add", digite "serviço de menu i3" em "Nome", e "/opt/i3-hud-menu/i3-appmenu-service.py" (sem as aspas) em "Command"



Ubuntu MATE: lançar Control Center e aplicativos de inicialização abertos, clique em "Add", use "serviço de menu i3" em "Name" e "/opt/i3-hud-menu/i3-appmenu-service.py"  (sem as aspas ) em "Command" e clique em "Add": 



Linux Mint (canela): Aplicações de lançamento de inicialização a partir do menu, clique em Add> comando personalizado, use "i3 menu service" em "Name", and "/opt/i3-hud-menu/i3-appmenu-service.py" ( sem as aspas) em "Command" e clique em "Add": 

 
e atribuir um atalho de teclado. 

6. E, finalmente, reiniciar a sessão (o logout / login), o foco de um aplicativo e usar o atalho de teclado definido na etapa 5 para abrir i3-HUD-menu.

Comentários