Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Como Instalar o TLP e Thermald

O consumo de energia de um dispositivo depende principalmente do processador e da placa gráfica. Na área de trabalho computadores não costumam dar importância à quantidade de energia quando conectado à rede, mas quando contamos com uma pequena bateria como a maioria dos laptops, o consumo é crucial para não ficar pendurado quando temos um plug útil . Quanto mais novo o hardware, em geral, ele consumirá menos, já que as novas arquiteturas de CPU e GPU consomem menos energia, mas sempre há maneiras de otimizar o consumo de menos. Uma forma seria a de underclocking do BIOS, ou seja, reduzir a tensão e frequência do processador e placa gráfica (geralmente a partir de software), mas, realisticamente, é um processo que exige alto conhecimento de hardware e sempre brincar com o fogo quando Tensões de toque e modificações tão técnicas no BIOS. 

O TLP é um gerenciador de consumo de energia para o Linux. É um processo que roda em segundo plano, realizando continuamente otimizações em tempo real, configurando a frequência do processador e da placa gráfica, alterando as prioridades nos serviços e outras configurações para reduzir o consumo de energia. Não requer nenhuma configuração, basta instalar, reiniciar como root.

# add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
# apt-get update
# apt-get install tlp tlp-rdw 

Por outro lado, há também Thermald, programado pela divisão de código aberto da Intel. É outro daemon que age muito similar ao TLP, controlando a temperatura da CPU e otimizando partes do kernel e do sistema operacional. Novamente, não requer configuração e está disponível na maioria dos repositórios.

# apt-get install themald 

O TLP e Themald são totalmente compatíveis, portanto, eu recomendo instalar ambos ao mesmo tempo e deixá-los agir. 


Comentários