Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Como Instalar o Webmin

Neste tutorial, veremos as etapas para instalar a versão mais recente do Webmin através de seu repositório apt oficial e receber atualizações futuras.

O Webmin é uma ferramenta de configuração de sistema baseada na Web para configurar elementos internos do sistema operacional, como usuários, cotas de disco, serviços ou arquivos de configuração, além de modificar e controlar aplicativos de código aberto, como Apache HTTP Server, PHP ou MySQL.

A primeira coisa que precisamos fazer é fazer login no servidor Ubuntu e executar os seguintes comandos, um por um, para adicionar o repositório Webmin apropriado e instalar o software.

Para começar, executaremos o seguinte comando para instalar os pacotes necessários para gerenciar os repositórios:

$ sudo apt-get install software-propriedades-comuns apt-transport-https   

Em seguida, baixaremos e instalaremos a chave do repositório através do comando:

$ wget -q http://www.webmin.com/jcameron-key.asc -O- | sudo apt-key add -

Para finalizar, adicionaremos o repositório oficial do Webmin executando o comando:

sudo add-apt-repository "deb https://download.webmin.com/download/repository sarge contrib"

Já em sua última etapa, instalaremos a versão mais recente do software a qualquer momento, através de comandos:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install webmin      

Para acessar o servidor Ubuntu através do webmin, precisamos entrar no navegador da web e digitar a seguinte URL "https: // SERVER-IP: 10000" para acessar com nosso nome de usuário e senha.

Extra:

Se você instalou o ufw, execute o comando para permitir o Webmin através do firewall.


$ sudo ufw allow 10000
 
 


Mais informações acesse o site:http://www.webmin.com/ 

Comentários