Pular para o conteúdo principal

Unix vs Linux

Unix vs. O Linux sempre foi a batalha pelo software livre que nunca acaba. É claro que o Linux assumiu a liderança em popularidade, mas isso não significa que seja o mais complexo dos sistemas operacionais. Além disso, o Linux é baseado em Unix, programado do zero.

Diferenciando Unix vs Linux

Linux é um software livre de código aberto cuja função é ser um sistema operacional. Possui uma grande comunidade que encheu o sistema operacional de recursos e até o tornou compatível com qualquer software comercial, jogos, outros desenvolvimentos de software etc.

Unix é um sistema operacional antigo escrito em C, o que o torna estável para multitarefa. Nasceu mesmo como a primeira geração de software de computador, anos após a Segunda Guerra Mundial.

Linux é um sistema operacional amplamente utilizado, capaz de ampla funcionalidade para um programador iniciante ou aprendiz de computador. O Unix, por outro lado, é um sistema complexo com maior utilização como base para o desenvolvimento de interfaces de trabalho. 

Em relação ao seu desenvolvimento, o Linux possui uma grande comunidade que criou catálogos inteiros de programação opensource, distribuídos em diferentes programas baseados neste sistema operacional. O Unix é desenvolvido pela AT&T, com uso mais comercial e privado. 

A portabilidade não favorece o Unix, enquanto o Linux pode ser instalado a partir de um pendrive. Da mesma forma, o Unix usa apenas o Gnome como uma interface estável, enquanto o Linux possui uma ampla variedade de interfaces gráficas de usuário.

Em relação à segurança, o Linux aproveita a velocidade com que as ameaças são detectadas e os patches de segurança são gerados para resolvê-las. O Unix é mais dependente de seus fornecedores, demorando um pouco mais para corrigir bugs. Portanto, em comparação com o Windows, eles são mais seguros e estáveis ​​nesse aspecto.

As atualizações do Linux buscam se tornar um sistema operacional alternativo ao Windows com a intenção de atrair a atenção de um público maior. Enquanto isso, o Unix continua se afastando do comercial, priorizando a segurança e a estabilidade mais do que o uso em massa.

Custos e limitações do Unix e Linux

As licenças Unix e Linux são gratuitas, porém os custos variam, principalmente dependendo do suporte fornecido pelo provedor. Além disso, cada provedor pode oferecer vários programas ou ferramentas úteis para o sistema operacional instalado, tornando-o mais rápido ou mais estável.     

Embora as variações de custo sejam muito poucas, ambos oferecem um grande número de ferramentas de download gratuitas. No entanto, o Linux, sendo de uma comunidade mais ampla, geralmente é mais parecido com os utilitários fornecidos pelo Windows para usuários comuns que não procuram espaços de trabalho para programação.

Quanto às limitações do Linux, sua complexidade se encontra na instalação e que causa erros em seu funcionamento. Normalmente, você precisará executar alguns programas em emuladores do Windows, o que o torna inconsistente com o objetivo final do software livre.

Embora sua segurança não seja um problema, sua programação deve ser levada em consideração para não ter brechas abertas ou backdoors para ataques externos. 

Sobre as limitações do Unix ele tem robustez, estabilidade, mas fica aquém no desempenho. Além disso, sua interface não é fácil de manusear, ficando presa no pouco visual e com problemas de resposta no desenvolvimento de programas.

Finalmente, embora a resposta pareça óbvia, o melhor sistema operacional é o Linux. Talvez usar Unix para aprender programação avançada seja uma excelente alternativa, mas se você é um usuário comum que procura apenas um sistema operacional diferente do Windows, mas com todas as suas vantagens, encontrará o Linux como seu melhor aliado.     

No entanto, sempre teremos espaço para aprender, para que você possa instalar os dois em momentos diferentes para explorar seus prós e contras. 

Comentários