Pular para o conteúdo principal

11 Razões para Usar GNU/Linux


Nos últimos 10 anos, o uso de software livre pelos usuários em geral aumentou. Existem razões para usar o GNU/Linux que vão desde sua utilidade até sua experiência elegante. Todos os anos, milhares de usuários deixam o Windows na esperança de deixar para trás os muitos problemas de configuração do sistema que o Windows tem.

No entanto, a falta de conhecimento no uso do GNU/Linux fez com que seu uso permanecesse estigmatizado. Longas sequências de código, horas de instalação, comandos de escrita para ver a hora em seu computador e inúmeros mitos foram criados em relação ao seu uso. Por isso, abaixo temos 11 razões mais interessantes para usar o GNU/Linux.

Facilidade de uso sem comandos 

É a principal razão para usar o Linux e desmascarar um de seus muitos mitos. Embora a instalação exija pequenos passos, uma vez no seu computador, será semelhante ao uso do Windows. Além disso, você encontrará uma plataforma com centenas de programas que você pode instalar com simples cliques. Você continuará a usar outro software sem complicações

Você continuará a usar outro software sem complicações  

Mais e mais softwares estão sendo desenvolvidos com a intenção de serem usados ​​pelo usuário GNU/Linux. Embora o pacote office não seja suportado, existem ferramentas para emulá-lo e trabalhar com todos os seus recursos. Além disso, existe o LibreOffice, que permite desenvolver seu trabalho na área de trabalho.

Jogos cada vez mais projetados para Linux  

O serviço Steam é o mais utilizado pelos usuários do GNU/Linux para encontrar seus melhores videogames. Milhares de jogos compatíveis são adicionados todos os anos, para que você não inveje os usuários do Windows. Além disso, ao exigir menos recursos para funcionar, o GNU/Linux permitirá que você jogue seus videogames favoritos com mais recursos. 

Atualizações permanentes de todo o seu sistema operacional  

Ao contrário do Windows, o GNU/Linux realiza instalações seguras e regulares de suas atualizações. Você não terá que usar comandos ou reinstalar todo o sistema operacional para conseguir isso. Longe vão as longas instalações que levavam horas, hoje em dia mesmo com alguns serviços PRO, você nem saberá que essas atualizações existiam. 

Personalize o GNU/Linux ao seu gosto  

Existem dezenas de sistemas operacionais baseados em GNU/Linux. Alguns oferecem excelentes alternativas de privacidade como Linux Mint, outros estabilidade e trabalho diário como Arch Linux e outros um poderoso sistema de segurança como Kali Linux. A lista, embora finita, é variável. De acordo com o que você deseja, você encontrará o sistema operacional perfeito para você. 

Privacidade para o seu computador  

Desde sua instalação inicial, o GNU/Linux sempre pede que você crie senhas, o que o torna bastante privado de pessoas de fora. A sua configuração também permite bloquear rastreadores, publicidade e estabelecer a ordem em que deseja aceitar seus cookies.  

Sua privacidade, embora não seja impossível de derrotar, graças aos patches de segurança gerados pela comunidade, o torna um sistema operacional destinado a proteger a integridade de seus arquivos em geral. 

Funciona em qualquer computador  

O GNU/Linux possui um grande número de sistemas operacionais que podem ser instalados em computadores mais antigos. Alguns sistemas operacionais requerem apenas 512 MB de RAM e até mesmo pequenos espaços de armazenamento.  

Embora você não tenha excelentes acabamentos gráficos, é uma forma de dar uma segunda chance ao seu computador antes de destruí-lo. Algumas pessoas até os usam como discos rígidos para armazenar informações confidenciais. 

Edge, Chrome, Opera e Firefox funcionam perfeitamente 
 
Se você gosta de usar esses navegadores, o GNU/Linux permite configurá-los de maneira rápida e fácil. Você não notará nenhuma diferença entre usá-los no Windows e no GN/Linux. Além disso, possui as mesmas opções de sincronização, com a melhoria de que o GNU/Linux protegerá seus dados de forma mais agressiva.
 
Menos problemas com vírus  
 
As estatísticas atuais garantem que 92% dos vírus de computador que existem no mundo são projetados para atacar sistemas MacOS e Windows. Em outras palavras, apenas 8% estarão pensando em outros tipos de sistemas operacionais que nem sempre serão GNU/Linux. 
  
É assim que o sistema operacional GNU/Linux geralmente não usa antivírus. Embora seja alterado por patches de segurança. Claro, se você começar a usar o GNU/Linux para trabalho de segurança do computador ou usar programas que lidam com dados confidenciais, aprenda como tornar o GNU/Linux mais seguro.
 
Você tem uma ótima comunidade  
 
Ao contrário do Windows, o GNU/Linux tem uma grande comunidade de suporte. Independentemente da distribuição instalada, você sempre encontrará comunidades tentando melhorar os serviços do GNU/Linux. Claro, quanto mais difícil a distribuição, mais recursos você encontrará. Além disso, a documentação é tão extensa que você pode se tornar um especialista apenas seguindo as instruções. 
 
É totalmente gratuito (Open Source ou Open Source)  
 
Existem algumas distribuições GNU/Linux que cobram por determinados programas, mídia ou aplicativos. Mas, são exclusivos para usuários que necessitam de utilidades específicas. Por isso é considerado open source, pois é criado por e para a comunidade de computadores. GNU/Linux é e sempre será gratuito. 
 
Motivos para não usar GNU/Linux 
 
 Se você é um usuário completo de ferramentas e programas do Office não escritos para GNU/Linux, é melhor não experimentar este sistema operacional. No entanto, você pode instalar máquinas virtuais conhecidas como Virtual Box e fazer pequenos testes. Assim você se acostumará com o uso. 

 

Comentários