Pular para o conteúdo principal

Sobe para 25 mil o número de ataques a falha do XP

A Microsoft pede que usuários desse sistema façam a correção da falha o mais rápido possível; Rússia e Portugal estão na lista de ameaçados.

Equipe de pesquisa da Microsoft afirma ter observado um crescimento “relevante” no volume de ataques via web ao sistema Windows XP até o final de semana último. Em um dos blogs da empresa foi informado que “até a meia-noite de 12 de julho (GMistema Windows XP até o final de semana último. Em um dos blogs da empresa foi informado que “até a meia-noite de 12 de julho (GM3o”.

Em um dia apenas, a MS rastreou aproximadamente 2,5 mil ataques, um número pequeno dada a enorme base de usuários do sistema. Todavia o caso é preocupante, pois além de ter sido divulgada, a ameaça se concretizou em várias ocasiões.

Países ameaçados
Usuários baseados na Rússia estão entre os alvos prediletos, informa a MS. O país concentra 2% do total de ataques – isso representa dez vezes mais tentativas de invasão a computadores que a média de outros países. O segundo lugar na lista de países altamente visados é Portugal.

O que faz o ataque?
Se for executado com sucesso, o ataque instala um programa na máquina do usuário identificado como Obitel. Uma vez executado, o Obitel permite que pragas virtuais sejam carregadas no sistema. Estas, por sua vez, podem executar ações de keystroke logging (“grampeando” as teclas acionadas), realizar o envio de spam ou executar outra tarefa ingrata e mal-vista.
Para ser contamindao o usuário não precisa fazer nada demais. Basta acessar um site que tenha sido violado ou acessar serviços na web com leitores de email capazes de interagir com páginas da web.

Fonte: idgnow

Comentários