Pular para o conteúdo principal

Aniversário do GNU/Linux – 20 anos !!!


Parece que foi ontem mas já fazem duas décadas que um tímido estudante de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia, anunciou em uma lista de discussão da Usenet que estava desenvolvendo um sistema operacional livre só por hobby e sem pretensão alguma – Linus havia dito até que “provavelmente ele nunca vai suportar nada além dos discos rígidos AT, já que é tudo que eu possuo”. O geek não poderia estar mais enganado, afinal, a notícia se espalhou como um foguete e voluntários espalhados por todo mundo ajudaram aquele passatempo a se tornar um dos maiores sistemas operacionais da atualidade, usado atualmente em várias instituições, como a Bolsa de Londres e em 455 dos 500 supercomputadores mais rápidos de todo mundo. Hoje, a mensagem original de Linus pode ser lida aqui e outra aqui.
Assim, para iniciar as comemorações, a Linux Foundation criou um vídeo, onde explica em três minutos e meio, a história do sistema; o mesmo é em Inglês, mas o André Noel enviou uma versão com legendas para o YouTube:



Enfim, em meio a todas estas comemorações, quem ganha somos nós, que temos o privilégio de usar um sistema livre, aberto, gratuito e que é sinônimo de estabilidade. Parabéns, Linux!


Fonte: http://espacoliberdade.blog.br/blog/2011/04/linux-foundation-inicia-comemoracoes-do-20%C2%BA-aniversario-do-linux/

Comentários