Pular para o conteúdo principal

Windows 8 x Mac OS X Lion: confira as armas de cada sistema

Comparamos a versão de testes do novo sistema com o OS da Apple; primeiro aposta na estética vinda dos tablets, enquanto Lion traz ótimo suporte para gestos 

Por Nate Ralph - Macworld / EUA 

O Windows 8 (clique aqui para baixá-lo) ainda está em um estágio de desenvolvimento inicial para ser colocado contra seu rivais já totalmente prontos, mas é possível já ter uma ideia do que ele representa. O rival Mac OS X Lion oferece a visão mais recente de como um sistema para computadores deve ser em tempos de smartphones e tablets cada vez mais presentes.

Gosto de pensar que sou um "agnóstico de sistemas": jogo em um desktop com Windows, trabalho em um PC com Ubuntu (Linux), e recentemente comprei um MacBook Air para substituir um notebook antigo – e para completar o “conjunto”, eu admito.

O Lion foi meu primeiro “gostinho” do sistema da Apple para desktops e notebooks (antes já possuía um iPad e um iPod Touch), e estou gostando do que já vi: é um sistema decididamente moderno, misturando lições que aprenderam com o iOS em uma forma que faz sentido quando você tem um teclado e um mouse em mãos.

Dito isso, meu tempo (ainda curto) com o Windows 8 foi algo revelador. Levará um bom tempo antes que o novo sistema seja oficialmente lançado (2012), mas a visão da Microsoft sobre o futuro dos sistemas operacionais reflete o tempo da empresa no espaço móvel e a cultura de guerra que eles provavelmente perderam durante o meteórico crescimento da Apple em termos de popularidade.
Então, como esses sistemas se comparam?

 
Julgando um livro pela capa

Os chamados fanboys da Apple são cada vez mais numerosos, por isso tenho certeza que muitos deles por aí  gostariam de explicar a razão pela qual uma estrutura de aço escovado em absolutamente tudo é o ápice do design. A uniformidade vai do visual diretamente para a interface de usuário, sem muitos obstáculos para opções de customização – barrando os utilitários de terceiros, obviamente. Não sou um defensor desse tipo de coisa (forma em detrimento da funcionalidade, sempre), mas acho a estética colorida do Windows 8 muito mais...bem, agradável.
“Claro” e “convidativo” não são palavras que gosto de usar para descrever sistemas operacionais, ou qualquer outra ferramenta. Mas elas cabem neste caso. Dada a escolha entre o minimalismo sóbrio da Apple e a interface vívida que a Microsoft criou, vou ficar com a segunda opção.
Beleza não é tudo

Mas beleza realmente não é tudo e a interface de usuário será o maior obstáculo para os usuários superarem – não importando a plataforma de sua escolha.

É importante entender que a  Microsoft não “enfiou” simplesmente um sistema para desktop em um produto para tablets. Eles criaram um sistema operacional para a mudança de ares no mundo da tecnologia que testemunhamos nos últimos anos, e eles foram legais o bastante para trazer juntamente plataformas arcaicas e sem toques na tela.

Como editor da PC World encarregado da cobertura de  computadores, um sistema centrado em toques na tela vindo da líder do mercado de sistemas para desktop é algo que me faz repensera o currículo. Mas o Windows 8 não é sobre descartar o mouse e o teclado, mas muito mais sobre tratar a maneira como usamos a tecnologia atualmente.

O Lion tem dado passos na direção certa, adotando o estilo iOS. Os aplicativos são condensados em ícones, com números te dando uma visualização mais discreta de tudo que precisa da sua atenção. O Windows vai um passo além: os tiles (azulejos) são muito mais úteis, entregando a informação em um olhar, em vez de te forçar a entrar em um app específico para ver quais mensagens ou notificações te esperam.


lionlaunchpad01.jpg

O recurso Launchpad, do Lion, possui visual parecido com o sistema móvel do iPhone, o iOS
Encontre suas coisas
Pastas e colunas de arquivos são arcaicas. Elas remetem à época em que encontrar uma foto ou outro arquivo exigiam que você lembrasse onde os colocou. Hoje, a busca domina. E achava que não podia ficar mais fácil do que apertar Command + Barra de Espaço no Mac, que traz a barra de busca do Spotlight.

O Windows 8 oferece a mesma funcionalidade, mas divide os resultados em Apps, Configurações e Arquivos, e adiciona uma funcionalidade extra na mistura: uma busca por “Bolo” apontará para qualquer arquivo no aparelho, e com um toque na tela (ou clique) posso estender essa busca para o Facebook, Twitter ou buscar por locais próximos, como padarias perto de casa.

spotlightlion01.jpg
 Busca no Lion é muito fácil por meio do Spotlight

Apps são tudo o que importa
Os tiles do Windows 8, apesar de atraentes, são desajeitados no final das contas. Deslizar pela lista de ícones coloridos é bem legal nas primeiras vezes. Mas a partir do momento que sua coleção de Metro Apps começar a crescer, você ficará preso com página por página de ícones animados para navegar e organizar.
Há alguns gestos que tornam a navegação pelos tiles um pouco mais eficiente. Você pode agrupar suas aplicações favoritas e simplesmente colocar o restante nas outras páginas, para longe de sua tela inicial. Mas simplesmente chegará um momento em que terá muitos tiles e apps Metro para conseguir gerenciá-los de maneira eficiente.
Como o Windows 8 ainda está em uma fase inicial, só podemos imaginar que um método superior de navegação está a caminho – afinal de contas, o iOS só recebeu as esperadas pastas para organizar os apps em sua versão 4.0.

Gestos corretos
 
Não há muita disputa aqui: quando o assunto são atalhos multitoque amigáveis, os gestos no trackpad do Lion ficam muito à frente. Os gestos do Windows 8 dependem da tela touch screen: acionando o botão de início com um deslizar da direita, ou trazer a barra de aplicativos ao deslizar o dedo para cima, por exemplo. Até aí tudo bem. Mas os usuários que não possuem telas touchscreen precisam voltar ao mundo de clicar com o botão direito do mouse ou usar atalhos no teclado.
Não há nada particularmente errado como anda disso, mas devo admitir que meu tempo com o Lion me fez acreditar no “poder” dos gestos. Fazer alguns movimentos enigmáticos no meu trackpad é uma maneira eficiente de pular entre várias telas e aplicativos, ou avançar e voltar entre páginas web no Chrome. Além de ser algo incrível, obviamente.
 
appletrackpadgestos01.jpg
 Os gestos do Lion no trackpad parecem estranhos no começo, mas funcionam bem com o sistema
E o vencedor é...?
 
Meu MacBook Air vai continuar – a experiência do computador com Windows 8 ainda depende da Samsung, Toshiba, Dell, entre outros, e minha confiança na habilidade deles entregarem um notebook que seja portátil, poderoso e (relativamente) barato é pequena.

Mas assim que meu tempo com essa versão preview para desenvolvedores acabar, certamente vou baixar a versão que a Microsoft disponibilizar e passarei alguns meses vendo o desenvolvimento desse sistema. Por enquanto, posso dizer que gosto de coisas novas, e que não fico tão animado com algo como um sistema operacional há muito tempo...

Fonte:
http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2011/09/15/windows-8-x-mac-os-x-lion-confira-as-armas-de-cada-sistema/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instale o Telegram Desktop 0.8

Telegram Desktop é um software livre cliente multi-plataforma para o GNU\ Linux, Windows e Mac OS. O cliente tem suporte para notificações , enviar mensagens e arquivos de mídia e inserção de emoji . Enquanto o cliente Telegram desktop ainda está em desenvolvimento , que permite aos usuários enviar e receber mensagens a partir do desktop Linux, tem um recurso para sincronização em todas as plataformas com suporte , para que você possa ler as suas notificações móveis , tanto do computador e telefone , sem faltar nada. Além disso, tem o apoio de transferência de arquivos e os usuários podem criar grupos de até 200 pessoas e enviar mensagens .   A última versão disponível é Telegram do Desktop 0.8 , que foi lançado recentemente, vindo com mudanças, algumas são:   Adicionado comentário mensagens antes de encaminhadas;   Hashtags sugestões em novos campos de mensagens e de busca (com base em pesquisas recentes); Bot...

Como Instalar a Fonte ttf-mscorefonts (Times New Roman, Arial, etc) no Ubuntu, Linux Mint e Derivados

Quando instalamos uma distribuição GNU/Linuxmsabemos que vem o LibreOffice por padrão porém geralmente não vem instalado a fonte ttf-mscorefonts que contém as fontes Times New Roman, Arial, etc, como essas fontes são muito útil para os universitários, pelo mundo corporativo e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exige que os trabalhos sejam entregues nas fontes Times New Roman e Arial, por meio desta postagem espero pode ajudar a todos com a instalação da fonte ttf-mscorefonts que contém essas fontes. Ao instalar o GNU/Linux abra o terminal e execute o comando: $ sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer Leia os termos de uso e avance clicando em “Ok” Agora aceite os termos de uso clicando em “Sim” Pronto agora abra o LibreOffice e veja se as fontes Times New Roman, Arial estão instaladas. Caso ocorra algum erro ou precisa reinstalar, execute: $ sudo apt-get install --reinstall ttf-mscorefonts-installer

Como Instalar a Fonte ttf-mscorefonts (Times New Roman, Arial, etc) no Ubuntu, Linux Mint e Derivados

Quando instalamos uma distribuição GNU/Linuxmsabemos que vem o LibreOffice por padrão porém geralmente não vem instalado a fonte ttf-mscorefonts que contém as fontes Times New Roman, Arial, etc, como essas fontes são muito útil para os universitários, pelo mundo corporativo e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exige que os trabalhos sejam entregues nas fontes Times New Roman e Arial, por meio desta postagem espero pode ajudar a todos com a instalação da fonte ttf-mscorefonts que contém essas fontes. Ao instalar o GNU/Linux abra o terminal e execute o comando: $ sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer Leia os termos de uso e avance clicando em “Ok” Agora aceite os termos de uso clicando em “Sim” Pronto agora abra o LibreOffice e veja se as fontes Times New Roman, Arial estão instaladas. Caso ocorra algum erro ou precisa reinstalar, execute: $ sudo apt-get install --reinstall ttf-mscorefonts-installer

Comandos Úteis para o Linux Mint, Ubuntu e Derivados

Alguns dias sugeriram que eu postasse alguns comandos uteis  utilizados no Linux Mint e para o Ubuntu, mas com tantas distros baseadas no Ubuntu esses comandos também podem ser utilizados nas distros como: Ubuntu 15.04, Ubuntu 14.10, Ubuntu 14.04 , Linux Mint 17.2, Linux Mint 17.1, Linux Mint 17, Pinguy OS 14.04, Elementary OS 0.3, Deepin 2014, Peppermint Five, LXLE 14.04 and Linux Lite 2 2 , DuZeru, Kaiana e derivados . Segue alguns comandos importantes para manutenção do sistema, principalmente para usuários iniciantes... 1- Atualizar a lista de pacotes:  $ sudo apt-get update 2- Atualizar toda a distro:  $ sudo apt-get -f dist-upgrade ou update-manager -d -c 3- Instalar pacotes:  $ sudo apt-get install [nome do pacote] 4- Procurar arquivos corrompidos:  $ sudo apt-get check 5- Corrigir problemas de dependências, concluir instalação de pacotes pendentes e outros erros: $ sudo apt-get -f install 6- Se o comando sudo apt-get -f install nã...

Aprenda a apagar as linhas vazias no LibreOffice Calc

Estes dias eu precisei realizar uma tarefe um tanto quanto inusitada: apagar as linhas vazias de uma planilha do LibreOffice Calc. E após ter pesquisado muito na internet (além de ter tendado de todas as formas fazer isso), acabei achando a  solução nesta lista de discussão . Basicamente, este procedimento é possível através da implementação de Macros no LibreOffice.  Mas o que são Macros? Os Macros são definidos na programação como um padrão de entrada que é substituído por um novo padrão de saída, e podem ser aplicados como recurso de linguagem em programação, em planilhas, serem aplicadas para converter entradas periféricas em comandos e ações dentro do sistema operacional. Em outras palavras, os Macros são códigos que tem a finalidade de “pegar algo” afim de “transformar em outro algo”. Abaixo iremos detalhar em um passo-a-passo o procedimento para implementação de uma Macro no Calc que irá permitir-nos apagar linhas vazia dentro das nossas planilhas. Vamos l...

Como Instalar o Gophish (Um Guia para Entender o Conceito de Phishing e Como se Proteger Dele)

  O que é Gophish? Gophish é uma ferramenta de código aberto que permite aos usuários realizar campanhas de engenharia social para coletar credenciais de autenticação e outros dados confidenciais (phishing). Esta ferramenta foi projetada para ser usada por pesquisadores de segurança para melhorar a segurança da rede. Gophish foi criado em 2016 por Jordan Wright, um pesquisador de segurança baseado em San Francisco, EUA. Sendo também uma das melhores ferramentas do mercado para realizar testes de segurança contra phishing, caso seja utilizado de forma fraudulenta.   Como Gophish funciona? O Gophish é executado em um servidor, o que significa que você precisa ter acesso a um servidor para usar a ferramenta. Depois de configurada, a ferramenta pode ser usada para criar simulações de phishing com diferentes tipos de conteúdo, como mensagens de e-mail, páginas da web e mensagens de texto. Esses exercícios de phishing são enviados aos destinatários pretendidos, que são os usuár...

Linux Lite 6.4

O Linux Lite é uma distribuição Linux amigável para iniciantes, baseada no lançamento de suporte de longo prazo (LTS) do Ubuntu e apresentando o desktop Xfce. O projeto publicou uma atualização para sua série 6.x que melhora a compactação de pacotes para software personalizado, oferece uma nova ferramenta de relatório para diagnosticar problemas e atualiza o layout para o cliente de e-mail Thunderbird.   "Linux Lite 6.4 Final agora está disponível para download e instalação. Com base no lançamento do 6.2, adicionamos várias novas alterações. Alterações: Nossos aplicativos internos estão começando a ser reempacotados usando compactação ZSTD para velocidades de descompactação significativamente mais rápidas e taxas de compactação mais altas. Exemplo: Temas Lite - pacote compactado antigo: 91,2 MB; Temas Lite - novo pacote compactado: 76,8 MB. Isso beneficiará máquinas de uma faixa etária mais ampla. Ótimo para computadores mais lentos ao instalar atualizações, atualizações extrem...

Feliz 2013!!!

Gostaria de agradecer a todos que este ano acompanharam as matérias postadas e as mais de  7000 visitas ao blog , muito obrigado. Este ano tivemos grandes conquistas e inúmeras novidades como por exemplo o fim do MSN no início de 2013, a criação da União Livre e o desenvolvimento do Kaiana que será lançada em 2013, distro nacional , a descontinução do BigLinux do DreanLinux entre outr as distro, o lançamento do liv ro da S B P - Software Publico Brasileiro, os dois anos do LibreOffice, o prime iro Hackday do LibreOffice , o IX Latinoware, a Microsoft boicotando o Linux (como sempre), o lançamento do Windows 8 e a sua baixa taxa de adesão pelos usuários, entre out ros. Gostaria de desejar a todos Boas Festas e que em 2013 possamos estar juntos novamente. Feliz Natal!!!! F eli z 2013 a todos!!!

Como Instalar o Kodi 19.5 "Matrix"

Kodi (anteriormente denominado XBMC) é um famoso hub de mídia de código aberto e home theater PC, sendo traduzido em mais de 30 idiomas. Além disso, suas características podem ser altamente estendido através de plugins de terceiros e extensões e tem suporte para PVR (personal video recorder).   A versão final do Kodi 19.5 “Matrix” foi lançado, chegando com alterações que podem ser vistas clicando aqui . Para instalar no Ubuntu,  Linux Mint, Elementary OS e derivados, execute:   $ sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc/ppa $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install kodi     Use o comando a seguir para instalar codecs de áudio e outros complementos, executando:     $ sudo apt-get install --install-suggests kodi     Para remover, execute:   $ sudo apt-get remove kodi*

Certificado FLISOL-DF 2024 Liberado

Foi disponibilizado o link para baixar o certificado de Participante e de Palestrante do FLISOL-DF2024. Para baixar o seu clique no link: https://certified.flisol.app/ Para saber sobre os dados estatísticos do FLISOL 2024 clique no link: https://flisol.info/FLISOL2024/Brasil/Estatisticas