Pular para o conteúdo principal

Aplicativo que Gera Relatório com Estatísticas do Facebook


Com tantas informações compartilhadas entre usuários na rede social, o Facebook, poder avaliar a relevância do conteúdo com uma ferramenta simples pode ser muito útil, além de divertido. E é o que se propõe o Officebook, o aplicativo da Microsoft que gera um relatório com as informações mais importantes de um perfil no Facebook.

Como funciona
Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir os eventos que mais se destacam na sua linha do tempo. Em instantes, o programa gera um documento do Office 2010 com o percentual de amigos homens e mulheres, as fotos ou postagem que receberam o maior número de “curtidas”, os locais que tiveram mais “check-ins”e os amigos que o usuário mais interage.

Para usar o Officebook, é preciso acessar o site do aplicativo e clicar no link “Conecte com o Facebook e crie a sua extensão do Office 2012”. O usuário deve autorizar o acesso do Officebook à conta do Facebook para que sejam coletadas as informações que serão exibidas no documento. A permissão de acesso é concedida clicando em “Log in with Facebook”.


Antes que a permissão de acesso seja concedida, é possível fazer alguns ajustes finais no nível de privacidade e, para concluir essa etapa, basta clicar em “Allow”. Vale salientar que é possível reconfigurar as permissões, caso seja necessário.

Após concedidas as permissões, o programa estará pronto para gerar o documento com as informações do perfil. Nessa etapa, será exibida uma tela que irá auxiliar na parametrização e geração do relatório. É possível escolher o formato do arquivo que será gerado: arquivos do Word, Excel ou PowerPoint. Após definido, clique em “Avançar”.




Antes que o documento seja gerado, é possível definir o intervalo de tempo em que se quer que as informações sejam coletas e apresentadas. Depois de definir o intervalo de data inicial e final, clique em “Continuar”. O processo de geração do documento pode levar alguns minutos. Enquanto se espera, é permitido navegar normalmente em outras páginas.


Ao término, será exibido o link para que seja feito o download do arquivo no formato “.doc” e que possa ser visualizado com o Office 2010. A extensão do perfil do Facebook no Office é um documento bem ilustrado que apresenta os indicadores mais relevantes sobre o perfil em um determinado período.

OBS.: O relatório também abre no LibreOffice

Comentários