Pular para o conteúdo principal

Ekaaty Linux

Imagem Retirada do Google
Vamos para a nossa quinta distribuição GNU/Linux brasileira,que tem como islogam "Linux feito pro brasileiros".

Foi fundado em, 30/01/2006 o projeto Ekaaty, nome que vem da conjunção de dois afixos da língua tupi: EKA, que significa Busca e ATY, significando União. A junção formou a palavra EKAATY, que representa o objetivo do projeto, a BUSCA POR UNIÃO entre os usuários e os desenvolvedores do novo sistema operacional. 

O Projeto Ekaaty é uma iniciativa de programadores brasileiros que visa a inclusão digital e a evolução tecnológica através da capacitação e desenvolvimento em software livre. A base do sistema também é o Debian.


Imagem Retirado do site da distro




Conforme o site da distro o Ekaaty surgiu da iniciativa dos administradores da Comunidade Fedora Brasil (antigo Projeto Fedora Minas) de se criar um repositório de pacotes otimizados para o Fedora. Foram realizadas algumas pesquisas sobre quais as necessidades e anseios dos usuários brasileiros de Fedora e a partir dos resultados, desenvolveram-se os pacotes. Os pacotes foram disponibilizados no site da Comunidade Fedora Brasil, em formato de repositório de pacotes, que poderia facilmente ser adicionado à ferramenta de instalação de pacotes do Fedora - o YUM. Também foi disponibilizado suporte para o gestor de pacotes Smart.

Imagem Retirado do site da distro
O Ekkaty está na versão 5 e o nome desta é "Pataxós" é um ambiente pronto para o uso em faculdades, projetos educacionais do governo e outros do interesse da comunidade.

Recomendo conhecer e baixar o Ekaaty, acesse o link: http://www.ekaaty.org/
 

Comentários