Pular para o conteúdo principal

Navegador Mozilla Firefox


Dave Hyatt, Joe Hewitt e Blake Ross, que deram início ao projeto Firefox, diziam acreditar que a utilidade do navegador Mozilla estava comprometida com os interesses comerciais da Netscape (que os patrocinava), bem como a inclusão de funções pouco usadas. Foi então que criaram um navegador separado, o qual visava substituir a suíte Mozilla. Atualmente, Ben Goodger comanda o time que desenvolve o Firefox. 

Segundo os desenvolvedores, existe um esforço no sentido de se buscar a simplicidade na interface do Firefox. As opções menos usadas pela maioria dos usuários geralmente ficam ocultas, oposto ao que acontece com a suíte Mozilla.

Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation. Anteriormente o navegador juntamente com o Mozilla Thunderbird, outro produto da Mozilla Foundation eram os destaques da mesma. Cerca de 40% do código do programa foi totalmente escrito voluntários. 

O Firefox tem suporte à navegação através de abas/separadores, o que possibilita a abertura de várias páginas em uma única janela do navegador. Esta função foi herdada da suíte Mozilla, que por sua vez, emprestou-a de uma extensão conhecida como MultiZilla, a qual foi desenvolvida especialmente para a suíte. O Firefox também está entre os primeiros navegadores a disponibilizar bloqueamento personalizado de janelas pop-up.

O Firefox destaca-se como alternativa ao Microsoft Internet Explorer e reativou a chamada Guerra dos Navegadores.


Em 2009 a versão 3.5 do navegador era a mais utilizada em todo o mundo, de acordo com a classificação do StatCounter, em comparação com a utilização do Internet Explorer 7. Ainda segundo o site cerca de 25,23% de todos os usuários da internet do mundo utilizam o Mozilla Firefox. 

Existe uma versão portátil do Mozilla Firefox otimizado para uso a partir de pen drives. 

Firefox Móvel, codinome de Fennec, é um navegador web para pequenos dispositivos não-PC, telefones celulares e PDAs. Foi lançado para o sistema operacional Nokia Maemo  em 28 de janeiro de 2010. A versão 4 para Android e Maemo foi lançada em 29 de março de 2011.

As versões oficiais do Firefox são compilações universais que incluem versões 32-bits e 64-bits do navegador em um único pacote e tem sido assim desde o Firefox 4. Uma sessão de navegação típica usa uma combinação do processo navegador 64 bits e um 32 bits processo plugin, porque alguns plugins populares ainda são de 32 bits.

Firefox OS (anteriormente Boot to Gecko ou B2G) é um sistema operacional livre desenvolvido pela Mozilla baseado no navegador da web Firefox. É desenvolvido pela Mozilla e conta com apoio de outras empresas como a Telefônica e uma vasta comunidade de voluntários em todo o mundo. Este sistema operacional é destinado especialmente aos dispositivos móveis incluindo também os modelos mais simples.

Quer saber mais acesse o site:http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/fx/

Fontes de pesquisa:
  • Wikipedia
  • Mozilla Firefox




Comentários