Pular para o conteúdo principal

Libreoffice 4: apresentando o LibreLogo


Este texto foi enviado para meu e-mail por fazer parte da comunidade LibreOffice e estou compartilhando com todos o e-mail do Gilvan Vilarim.

Colegas da lista (em especial os professores e alunos de informática), gostaria de divulgar a inclusão do LibreLogo na versão 4 do Libreoffice (lembrando que, embora estável, ainda não está indicada para ambiente de produção).

Pra que não está acompanhando, o LibreLogo é uma extensão que foi incorporada à versão 4, dentro do Writer. O Librelogo é um ambiente de programação na linguagem Logo que permite usar comandos Logo para mover uma tartaruga na tela, e com isso fazer desenhos. No Librelogo, os desenhos se transformam em gráficos vetoriais, como se estivéssemos usando as ferramentas de desenho.

O Librelogo pode ser útil para ensinar programação e também criar desenhos em editoração eletrônica. Tudo pode ser feito abrindo uma nova barra de ferramentas no Writer (Exibir - Barras de ferramentas – Logo).

Eu fiz a tradução do LibreLogo para o português do Brasil, e a linguagem foi traduzida, também (como já ocorreu no passado com outras versões do Logo no Brasil). Mas é possível programar com comandos em inglês, e inclusive traduzir para nosso idioma.

O Librelogo foi criado pelo *Németh László e eu tenho feito vários contatos com ele para relatar bugs e sugerir coisas. Agradeço ao Olivier Hallot pelo convite para participar da tradução e pela ajuda no uso do servidor de traduções do Libreoffice.*

Pra quem quiser ver sem saber muito, copie e cole o código abaixo no Writer  (num doc vazio), abra a barra de ferramentas Logo e clique no botão Iniciar:

aprender fazerUmQuad

mudarcordolápis qualquer

repita 4 [ parafrente 100 paradireita 90 ]

paraesquerda 15

fim

tartaruga

paracentro

repita 24 [ fazerUmQuad mudarcordapintura qualquer pintar ]


Gilvan convida os interessados a mexer no Librelogo e indicar acertos e  sugestões para versões futuras. Os professores que trabalham com a  abordagem construtivista sabem que crianças podem aprender conceitos de  programação usando Logo,  e os que gostam de editoração podem criar belos  efeitos com o Librelogo, muito úteis para fazer capas, bordas, cabeçalhos  refinados, etc.

Comentários