Pular para o conteúdo principal

Conheça o Bio-Linux

Bio-Linux é uma estação de trabalho voltada para a bioinformática e é considerado um dos sistemas mais completo, poderoso, configurável e fácil de usar. Bio-Linux oferece mais de 500 programas com foco na bioinformática em uma base Ubuntu. Há um menu gráfico para programas para bioinformática, bem como fácil acesso ao sistema de documentação bioinformática Bio-Linux e dados de exemplos úteis para programas de testes.

Bioinformática corresponde a aplicação das técnicas da informática, no sentido de análise da informação na área de estudo da biologia. Uma definição ampla e tentativa é então: (Bio)informática é o estudo da aplicação de técnicas computacionais e matemáticas à geração e gerenciamento de (bio)informação.
A bioinformática combina conhecimentos de química, física, biologia, ciência da computação, informática e matemática/estatística para processar dados biológicos ou biomédicos.

A distro pode ser baixado do Softpedia, a imagens ISO tem aproximadamente 3 GB, com suporte para 64 bits (x86_64) e 32 bits (i386) arquiteturas de conjunto de instruções. Deve ser implantado em uma unidade flash USB ou disco DVD, a fim de a arrancar a partir do BIOS de um computador.

Alguns aplicativos de código aberto de bioinformática:

Algumas das aplicações de bioinformática de código aberto estão incluídos neste sistema operacional baseado no Ubuntu, dentre os quais podemos citar Act, Arb, Cn3D, Cytoscape, Archaeopteryx, Artemis, BTmapqtl, ClustalX, Dendroscope, DDV Sequence Alignment Viewer, Entrez, eQTL, Galaxy, GAP4, GAP5, FastQC, Geneious, GGobi, ISACreator, rei, LRmapqtl,
mesquite e Jemboss. 
 
Para baixar essa distro clique aqui

Mais informações no site: http://distrowatch.com/table.php?distribution=biolinux 

Comentários