Pular para o conteúdo principal

LibreOffice 5.1 Lançado

Berlim, 10 de fevereiro de 2016 – a The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.1, uma suíte Office completa comparável em desempenho e recursos com qualquer produto da mesma categoria, e com recursos de interoperabilidade muito superiores.

O LibreOffice 5.1 oferece uma interface completamente remanejada e muitos recurso aperfeiçoados destinados a instalações empresariais: melhor suporte ao ODF 1.2, interoperabilidade com documentos em formatos fechados e gerenciamento de documentos em servidores remotos. 

Destaques do LibreOffice 5.1 

Interface do usuário: A interface do usuário do LibreOffice 5.1 foi completamente reorganizada para fornecer acesso mais rápido e consistente aos recursos mais utilizados. Um novo menu foi adicionado nas aplicações: Estilos (Writer), Planilha (Calc) e Slide (Impress). Além disso, vários ícones e comandos do menu foram reposicionados de acordo com as preferências dos usuários. 

Interoperabilidade: A compatibilidade com documentos em formatos proprietários foi melhorada, com parte do esforço continuado para intercambio com outros software de produtividade. Além disso novos filtros foram acrescentados para arquivos em Apple Keynote 6, Microsoft Write e Gnumeric. 

Funções de planilha: O motor de cálculo do Calc foi melhorado resolvendo as restrições em referencias para tabelas estruturadas, e fixação de linhas e colunas, interoperabilidade com planilhas OOXML e compatibilidade com o ODF 1.2 . 

Acesso a arquivos em servidores remotos: Arquivos em servidores remotos como Sharepoint, Google drive e Alfresco podem ser acessados pelo menu Arquivo, com capacidade para ler e gravar sem a necessidade de uma janela de abertura de arquivo. 

As novas funcionalidades introduzidas no LibreOffice 5.1 estão listados na página web: 
https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/5.1


O LibreOffice 5.1 pode ser baixado imediatamente da página:

http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ 

Antes de instalar a versão 5.1 remova a versão atual pelo comando: 

$ sudo apt-get purge libreoffice* 

ou o comando:

 # sudo apt-get remove --purge libreoffice*.* 


O local pode ser alterado de acordo onde você salva seus Downloads, aqui usaremos a pasta "Downloads". 


Para Instalar o LibreOffice 5.1 em sistemas 32 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal:
 
$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_5.1.0.3_Linux_x86_deb
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

 

Para instalar o pacote em Português em sistemas 32 bits:


$ cd Downloads
$ cd LibreOffice_5.1.0.3_Linux_x86_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/ 

$ sudo dpkg -i *.deb


Para Instalar o LibreOffice 5.1  sistemas 64 bits, no Debian, Linux Mint, Ubuntu e Derivados depois de extrair os arquivos , execute no terminal: 

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.1.0.3_Linux_x86-64_deb 
 
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Para instalar o pacote em Português

$ cd Downloads 
$ cd LibreOffice_5.1.0.3_Linux_x86-64_deb_langpack_pt-BR
$ cd DEBS/
$ sudo dpkg -i *.deb

Obs.: Caso você tenha o Apache OpenOffice 4.1 instalado no Ubuntu remova e após a instalação do LibreOffice 5.1, caso ele não apareça reinicie a máquina. 

Para remover o Apache OpenOffice execute o comando:

$ sudo apt-get purge "openoffice*.*"

Comentários

  1. Já tentei instalar no meu ubuntu gnome mas mesmo seguindo todos os passos a suite nao aparece em lugar algum exeto no synaptic informando que esta instalada. Como proceder?

    ResponderExcluir

Postar um comentário