O projeto Essora anunciou o lançamento de uma nova versão (e edição) do Essora Eos, uma distribuição Linux para desktops baseada em Devuan. A nova versão, identificada como 20261021, vem com o ambiente de desktop SonicDE (um fork da comunidade do KDE Plasma 6), o servidor de janelas XLibre e o sistema de inicialização OpenRC.A distribuição também substitui o gerenciador de arquivos Dolphin pelo ROX-Filer2-Qt e introduz diversos aplicativos personalizados, incluindo o navegador Essora baseado no Firefox, o pacote Essora Office e o Essora Control Center.
"O Essora Linux SonicDE reúne dois projetos com um claro compromisso com o ambiente de desktop X11: o SonicDE, um ambiente de desktop orientado pela comunidade e derivado do KDE Plasma 6, e o XLibre, um servidor X11 também desenvolvido pela comunidade. O Essora se baseia nessa fundação com sua própria integração de sistema, kernel, identidade visual e aplicativos. O resultado é um desktop que parece completo sem abrir mão da filosofia do Essora: escolher os componentes certos, evitar duplicação desnecessária e manter o usuário no controle. Esta edição não se trata de fazer uma imitação menor de algo já existente. Trata-se de criar um desktop que pertence ao Essora. O Essora Eos SonicDE combina um desktop Qt6 eficiente com um conjunto cuidadosamente selecionado de ferramentas do Essora, incluindo uma alternativa mais leve ao Dolphin e uma camada opcional e configurável de ícones de unidade."
Para ler a nota de lançamento clique aqui. Para baixar clique no link:https://sourceforge.net/projects/essora/files/Excalibur/

Comentários
Postar um comentário