Minha foto
Henderson Matsuura Sanches
Professor nas Faculdade JK de Tecnologia e Faculdade JK Michelangelo no Distrito Federal; Mestre em Engenharia Biomédica pela UnB/FGA (2017); Graduado em Licenciatura em Computação pela Faculdade Fortium (2011); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil desde 2013; Membro da TDF – The Document Foundation desde 2014; Coordenador Geral do FLISOL – DF nos anos 2018, 2017 e 2016; Pesquisador no Laboratório de Informática em Saúde (LIS) da UnB/FGA com pesquisas envolvendo Ontologia no Tratamento da Neoplasia Mamária (NM); Membro da Comunidade Soffware Livre de Brasília; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e Sócio da SBEB – Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.

Postagem em destaque

Como Instalar o LibreOffice 6.1

BigLinux


Imagem Retirada do Site BigLinux
Algum tempo que estou querendo falar dos sistemas operacionais Linux e resolvi começar por uma distribuição ou distro desenvolvida em Brasília pelo Bruno Gonçalves morador do Cruzeiro, o BigLinux que está na versão 12.04.

Um dos pontos principais do projeto é ser um centro de desenvolvimento de aplicativos, trazer desenvolvimento tecnológico, inclusão digital, divulgar o software livre, incentivar o uso de aplicativos livres e compartilhamento de conhecimento.

O BigLinux que tem como slogan “Em Busca do Sistema Perfeito!” é uma distro GNU/Linux  com interface gráfico KDE bonita, fácil de utilizar, roda em live cd (não precisa ser instalada no HD para usar), e é uma ótima opção para quem quer começar a usar o Linux.

O BigLinux e devivado do Debian e atualmente utiliza Ubuntu como base, é um sistema leve que já vem com tudo que possa vir a utilizar, como LibreOffice, Firefox, Gimp, Wine, o compiz configurado (as animações na tela) entre outros, e o mais importante não trava e não tem a tela azul.

Acabo de baixar a nova versão pelo link:http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/BigLinux.12.04.iso e posso dizer que estou adorando está distro e existe uma grande chance de migrar para ela onde hoje utilizo o Linux Mint 13 que é uma versão irlandesa que tem o nome de Maya.

Recomendo a todos a baixar e conhecer está distro e utilizar o mesmo, afinal o desenvolvedor é daqui por isso é tão necessário valorizar o BigLinux e apoiar o mesmo.

Para conhecer mais sobre o BigLinux acessem o site: http://www.biglinux.com.br/web/

Comentários

  1. Fico feliz que uma ideia tão boa esteja tão próxima, assim poderemos contribuir futuramente. Devemos apoiar os desenvolvedores brasileiros, para que essa versão se torne como o próprio slogan "Em Busca do Sistema Perfeito", o sistema perfeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário