Pular para o conteúdo principal

Linux continua a dominar a lista dos 500 supercomputadores


Coincidindo com o início da International Supercomputing Conference ISC'12, uma nova lista dos 500 computadores mais rápidos do mundo foi divulgada. Como tem sido o caso há algum tempo, o Linux domina a lista: 462 dos 500 computadores mais rápidos do mundo estão usando o sistema operacional em código aberto.

O computador mais rápido da lista é agora o Sequoia da IBM, que tomou o lugar do K Computer, construído pela Fujitsu, ambos estão executando Linux. Além do sistema operacional livre, 25 dos computadores da lista dos 500 estão executando variantes Unix, 2 estão executando Windows e 11 supercomputadores estão usando uma combinação de sistemas operacionais.

Também existem três supercomputadores brasileiros na lista. O mais rápido dentre os brasileiros é o Grifo04, da Petrobrás, um computador projeto pela Itautec e equipado com 1088 unidades de processamento gráfico NVIDIA Tesla M2050, com um total de 14.408 núcleos de CPU; a máquina é capaz atingir 251,5 teraflops, ocupando a 68ª posição no ranking. O segundo colocado é a máquina Tupã, do INPE, construída pela Cray e equipada com processadores Opteron 6172 da AMD, capaz de 214,2 teraflops e ocupando a 79ª posição no ranking geral. Finalmente temos a Galileu, uma máquina da UFRJ, construída pela Sun Microsystems e equipada com o Sun Blade x6048, com capacidade de 64,6 teraflops, o supercomputador ocupa 456º lugar no ranking geral.

Conforme indicado pela lista do site Top500, os três supercomputadores brasileiros trabalham com o sistema operacional Linux.

Fonte: h-online, em inglês.

Comentários