![]() |
Imagem Retirado do Google |
Você já deve ter
ouvido ou lido este termo em algum lugar da internet. O mecanismo de
Crowdfunding vem se disseminando no Brasil há pouco tempo e já conquistou
muitos adeptos.
Pense em algo
que você queira: algum projeto, alguma boa idéia que você sempre quis começar,
mas nunca teve recursos pra isso. Agora pense que se for realmente uma boa
iniciativa, você pode conseguir realizá-la através de outras pessoas que também
queiram ver essa idéia em execução ou terão algum benefício com ela.
Isso é possível?
Sim.
Mas o que
é Crowdfunding, afinal?
O crowdfunding
nada mais é do que uma ação de cooperação coletiva, na qual os participantes
contribuem financeiramente, normalmente via internet, a fim de apoiar
iniciativas de pessoas ou organizações. Sendo assim, com esse método de micro
financiamento, se torna possível a realização de grades projetos, a partir de
doações de pequenas quantias.
Como
viabilizar seu projeto
Antes de iniciar
um projeto de crowdfunding você tem que ser realista. Não adianta colocar em
prática algo que só você ou poucas pessoas iriam colaborar.
Vale lembrar que
todo projeto, antes de ser exposto passa por uma curadoria, dos donos do site,
e caso tenha um apelo de inovação, ou outro quesito da plataforma, o projeto é
veiculado e inicia-se uma campanha.
Procure uma
plataforma para expor a sua idéia. Catarse e Queremos são as maiores do Brasil e já têm
muitos projetos de sucesso.
Catarse é voltada
para projetos de todos os tipos, como por exemplo, CDs, livros, shows, eventos,
etc. Você pode ver todos os projetos e contribuir com algum de seu interesse no
site oficial da plataforma.
Queremos essa plataforma é voltada exclusivamente para viabilização de shows. Em menos de seis meses de funcionamento a plataforma levou nove shows ao Rio de Janeiro.
Queremos essa plataforma é voltada exclusivamente para viabilização de shows. Em menos de seis meses de funcionamento a plataforma levou nove shows ao Rio de Janeiro.
Internacionalmente
posso citar a Kickstarter, muito conhecida
pela iniciativa do designer Scott Wilson, que iniciou o projeto de crowdfunding
para a confecção de pulseiras para transformar o iPod Nano 6ª geração em um
relógio. O designer precisava de US$ 15 mil dólares para concluir o projeto, e
surpreendentemente, o valor obtido foi de US$ 942 mil dólares.
Crowdfunding
de protesto
O crowdfunding
pode ter muita força, quando associado ao interesse comum de muitas pessoas.
Além de shows e eventos, esse tipo de financiamento pode ajudar a repensarmos
questões sociais, funcionando como uma forma de protesto.
Um caso bem
interessante e com muita repercussão, inclusive no Brasil, foi o da monitora de
um ônibus escolar nos EUA, Karen.
Alunos gravaram
um vídeo, no qual falam mal e ofendem a monitora. A imprensa veiculou o caso
como Bullying e causou grande comoção social.
Uma campanha no
site IndieGoGo foi surpreendente e viabilizou um bom presente para Karen. O
título é Lets Give Karen The Bus Monitor H. Klein a vacation ou traduzindo
Vamos dar umas férias para Karen H. Klein, a monitora do ônibus escolar.
Inicialmente a campanha queria arrecadar apenas 5 mil dólares para dar uma
viagem de férias à Karen. Mas, por se tratar de uma iniciativa anti-bullying, o
projeto viralizou na internet e em poucos dias conseguiu arrecadar cerca de 660
mil dólares.
Curiosidade:
crowdfunding 3x4
A Catarse,
plataforma que já citamos, chamou de crowdfunding 3x4 um tipo de projeto que
está se tornando comum, que é um pouco diferente do crowdfunding tradicional.
Esse recorte do
financiamento coletivo funciona muito bem quando se envolve um grande número de
fãs com uma grande causa social. Para entender melhor iremos exemplificar com
casos que deram certo.
A Fórmula 1
embarcou em uma campanha chamada Faces for Charity, traduzindo Rostos pela
caridade em parceria com a Red Bull Racing. Pessoas interessadas em ter seu
rosto entre os 25 mil rostos que seriam estampados nos carros conduzidos por
Sebastian Vettel e Mark Webber no GP da Inglaterra, em Silverstone, doaram uma
certa quantia. Dinheiro esse que foi destinado a uma entidade chamada Wings
for Life, a qual pesquisa curas para lesões na medula espinhal. Como a maioria
das pessoas doou mais de 15 euros, foi possível arrecadar 1 milhão de euros.
A Copa do mundo
e as Olimpíadas estão aí, uma ótima oportunidade para publicitários e
marqueteiros de plantão unir o útil ao agradável, não acham?
Está mais do que
comprovado que idéias boas podem sim surgir do nada, sem recursos, e se
tornarem grandes realizações com a força do crowdfunding.
Como vimos, essa
forma de realizar sonhos e de trazer soluções já trouxe grandes viabilizações,
e só tem a crescer no Brasil e no mundo.
E você, tem
alguma boa idéia?
Comentários
Postar um comentário