Pular para o conteúdo principal

Open Document Format - ODF

O que é ODF?

O OpenDocument Format – ODF ou Formato de Documentos Abertos no portugês, constitui um padrão aberto para o armazenamento de documentos. Um padrão aberto deve ser entendido como uma especificação disponível a qualquer desenvolvimento, com o objetivo de garantir a longevidade do conteúdo do documento, a interoperabilidade entre aplicativos e a independência de fornecedores.



O padrão ODF foi criado e é mantido pela OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards), organização internacional criada com o objetivo de desenvolver e promover padrões digitais para uso na Internet. Através de comitês técnicos, a OASIS desenvolve especificações que compõem o padrão.



O formador ODF foi criado em 2005, mas, em 08 de maio de 2006 o formato ODF foi homologado pela ISO como um padrão de reconhecimento internacional sob a identificação ISO/IEC26300 (o ODF foi o primeiro formato de documentos editáveis de escritório a ser aprovado por uma instituição de normalização independente), sendo, posteriormente, também aprovado no Brasil pela ABNT em 2008. Na ABNT, o padrão recebeu a identificação NBR ISO 26300 isso quer dizer que documentos salvos no formato ODF estão dentro das normas brasileiras.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro, a partir do momento em que uma norma ABNT existe, ela deve passar a ser incorporada nos produtos disponíveis no mercado.



Extensões de Arquivo

A identificação de um arquivo no padrão ODF pode ser feita através da sua extensão. As extensões de documentos mais utilizadas são:


 ExtensãoTipo de documento 
 .odtDocumento de texto 
 .odsPlanilha eletrônica 
 .odpApresentação de slides 
 .odbBanco de dados 
 .odg    Desenho vetorial 
 .odfEquação matemática 




Estrutura de um Arquivo ODF


Para mais informações sobre a estrutura técnica de um arquivo do padrão OpenDocument, clique aqui.

Justificativas de Utilização



Entre os vários aspectos que justificam o uso do formato OpenDocument, destacam-se:



1. Garantia de continuidade e longevidade dos documentos

Com o uso do ODF, os documentos de textos, planilhas e apresentações têm sua abertura garantida através da especificação padronizada, mesmo depois de anos.



2. Independência de fornecedores de aplicativos

A utilização do formato ODF desvincula o usuário de um determinado fornecedor de software. Com a possibilidade de utilização de vários aplicativos que utilizam o formato, a concorrência passa a ser baseada em qualidade técnica e funcionalidade, em vez da seleção dos aplicativos com base em requisitos ultrapassados definidos pelos formatos proprietários.

3. Fomento à adoção de padrões pelo mercado de tecnologia da informação no Estado

A adoção do formato ODF também estimula os diversos segmentos da economia para o uso de padrões, em especial o segmento dos fornecedores de soluções tecnológicas, que, dessa forma, passam a aderir aos padrões mundiais.

4. Independência de fatores legais e econômicos relacionados à propriedade intelectual

Com o ODF, diminui o risco da dependência dos aplicativos e formatos de documentos quanto à fatores do mercado (fechamento/compra/venda de empresas fornecedoras de tecnologia e detentoras dos direitos legais sobre formatos de arquivo não padronizados).

5. Adequação às tendências da tecnologia da informação

O uso de padrões internacionais é uma tendência irreversível do cenário atual da tecnologia da informação. Seja qual for o modelo de distribuição de softwares, a adequação aos padrões é um requisito natural.

6. Colaboração dos organismos públicos que adotam o ODF

Em especial para organizações públicas, a regulamentação do uso do padrão ODF permite viabilizar projetos de colaboração técnica e estratégica com outros atores (governos, empresas e organizações do terceiro setor) para o desenvolvimento de soluções tecnológicas comuns.

7. Participação na decisão sobre o futuro do formato

Através da participação nos comitês técnicos do consórcio OASIS, as organizações usuárias podem propor implementações no formato que possam atender às suas demandas futuras.

8. Adequação à Declaração Universal dos Direitos Humanos

Como explica o brasileiro Jomar Silva, diretor da ODF Alliance, cada vez mais os direitos garantidos ao cidadão são exercidos por meios digitais. É responsabilidade dos governos, portanto, a implementação de políticas de governança eletrônica que garanta ao cidadão o acesso aos serviços públicos e informações na forma expressa na Declaração de Haia, em especial:

   1. Ser livre de discriminação pelo governo ou lei (Artigo 2, Artigo 7).
   2. A livre circulação dentro das fronteiras de cada nação (Artigo 13.1).

   3. O direito de participar no governo (Artigo 21.1).

   4. O direito de igualdade no acesso aos serviços públicos (Artigo 21.2).

A implementação de padrões abertos é, então, para os órgãos da administração pública em especial, o meio adequado para a garantia das liberdades individuais e coletivas dos cidadãos que, desta forma, podem interagir com o poder público através de um formato eletrônico de documentos comum, mas de independente da aplicação que venham a escolher para isso.

9. Estabelecimento de diferenciais competitivos baseados em padrões abertos

Já para as organizações privadas, o padrão ODF permite o estabelecimento de uma base comum de comunicação e interoperabilidade sem, no entanto, eliminar a possibilidade de desenvolvimentos específicos através dos recursos baseados em XML.

10. Aderência aos padrões já existentes

Por definição, o padrão OpenDocument reutiliza padrões abertos da indústria baseados em XML. A especificação utiliza, por exemplo, subconjuntos dos padrões DublinCore, MathML SMIL e Xlink, entre outros.

Versões do padrão ODF


Para indicar a versão do padrão OpenDocument no qual o arquivo foi armazenado, todos os elementos possuem um atributo office::version. O número da versão, (por exemplo  office:version="1.1") identifica os elementos, o schema utilizado e sua interpretação. 


Versão 1.0, estabelecida como padrão OASIS em 01/05/2005.
Versão 1.1, estabelecida como padrão OASIS em 07/02/2007.
Versão 1.2, estabelecida como padrão OASIS em 29/09/2011.



A especificação atualizada do formato OpenDocument está disponível em:



Um aplicativo que salva em formato ODF é o LibreOffice que está atualmente na versão 4.2.1 e pode ser baixada pelo link:http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/

Países que Adotaram o ODF

Brasil; Equador; Uruguai, Venezuela; Alemanha; Bélgica; Croácia; Dinamarca; França; Holanda; Japão; Malásia, Noruega; Polonia, Portugal; Reino Unido; Rússia, Suécia.


Órgão Públicos que Utilizam o Formato ODF


Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná; CONAB; Dataprev; Correios; Jardim Botânico de Brasília; Administrações Regionais do Distrito Federal; SERPRO; IBGE; Ministério do Planejamento; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Justiça, Petrobras; Governo do Rio Grande do Sul; Governo do Paraná; Governdo do Rio de Janeiro; Outros órgãos.

Comentários

Postar um comentário